Prefeitura de Cáceres cria incentivo para as escolas municipais
Por assessoria
25/01/2013 - 17:22
O prefeito de Cáceres, Francis Maris, participou na última terça-feira (22.01), de uma reunião com os diretores das 56 escolas do município. Durante o encontro, realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), ele fez um relato da situação administrativo financeira do município e expôs como ele e sua equipe irão trabalhar para ajustar a gestão para que ela possa cumprir com sua finalidade.
O prefeito explicou que no primeiro ano vai trabalhar para melhorar a arrecadação do município para que ele possa pagar em dia os servidores e melhorar a sua remuneração.
Durante a reunião, Francis lançou um incentivo as escolas. O prefeito disse que a prefeitura dará uma fanfarra para cada unidade que se destacar com desempenho pedagógico, projetos pedagógicos extraclasse, ações sociais e gestão escolar.
“Tenho conhecimento de vários projetos desenvolvidos nas escolas e meu desejo é que todas também sigam o exemplo, por isso decidimos criar este incentivo”, anunciou acrescentando que os critérios de seleção serão definidos pela Secretaria de Educação.
A proposta da premiação é fomentar o interesse tanto dos gestores das unidades, quanto das famílias dos alunos matriculados para colaborar com o desenvolvimento da Escola, além de reforçar o aprendizado dos alunos matriculados na rede municipal.
Com essa proposta, a Prefeitura Municipal de Cáceres formara um júri popular que avaliará todas as unidades com base em critérios como a preservação da unidade, a prática de incentivo à preservação ambiental, atividades extracurriculares, além do resultados das unidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
As unidades com melhor avaliação serão premiadas com a Fanfarra e outros prêmios.
GESTÃO
O encontro coordenado pela secretária, Nelci Longhi, serviu também para repassar aos diretores as diretrizes da nova gestão e confirmar o calendário de 2013. Até o próximo dia 31, permanecem abertas as matrículas para novos alunos da Rede Municipal de Ensino. Há vagas para Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais e finais. Os interessados devem procurar as escolas municipais mais próximas de suas residências.
No dia 4 de fevereiro, a Secretaria de Educação fará a atribuição de aulas para professores efetivos. No dia 8, a atribuição será para os professores de Pedagogia com contratos temporários, aprovados no teste seletivo realizado no ano passado e que tem validade de dois anos.
No dia 13, a atribuição será para os professores com contratos temporários das demais áreas. O inicio das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro e são esperados cerca de 12 mil alunos.