Centro de Inteligência será implantado em Pontes e Lacerda
Por assessoria
28/01/2013 - 16:04
O deputado estadual Antonio Azambuja (PP), representante da região oeste do Estado na Assembleia Legislativa, comemorou a iniciativa do governador Silval Barbosa (PMDB), que assinou o Decreto nº 1.569, publicado no Diário Oficial no dia 23 de janeiro deste ano, criando o Centro de Controle, Comunicação e Inteligência (C3i), em Pontes e Lacerda (450 km da Capital) e mais doze municípios de Mato Grosso.
Azambuja disse que é um avanço para a segurança da população ponteslacerdense. “Os moradores de Pontes e Lacerda não aguentam mais tanta violência, bandidos agindo e ficando impune. A Polícia prende e a justiça solta”, declarou e ainda acrescentou que agora com o serviço de inteligência as ações das polícias vão coibir os roubos, as mortes de inocentes e outros delitos.
O deputado progressista explicou que o Centro de Inteligência possibilitara um trabalho estratégico de resultados. “O sistema vai trabalhar principalmente na prevenção para que o crime não ocorra, direcionando os trabalhos da segurança pública”, explicou.
Antonio Azambuja disse que um plano piloto já está em funcionamento no município de Cáceres (200 km da Capital).
Para o deputado a Inteligência descentralizada vai facilitar o repasse de informações para a central que vão ajudar a direcionar as atividades de combate às ações dos bandidos. “Os trabalhos serão realizados por videomonitoramento urbano, câmeras nas ruas e avenidas da cidade”, salientou o deputado.
Conforme Antonio Azambuja explicou a finalidade é dar celeridade na execução das ações voltadas para a prevenção e combate à criminalidade. Ainda segundo Azambuja o plano de inteligência vai unir em um único plano atuações integradas das polícias Militar, Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros, por meio dos números de emergência 190, 197 e 193.
Pontes e Lacerda vai contar dois tipos de Inteligência, a policial que atua na repreensão dos crimes e a estratégica, que trabalha com a prevenção, onde são identificadas os focos de criminalidade.
Além de Pontes e Lacerda outras cidades polos serão contempladas como: Cuiabá, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Diamantino, Barra do Graças, Juína, Vila Rica, Água Boa, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis.