Prefeito de Juscimeira é o novo presidente da AMM
Por Diário de Cuiabá
01/02/2013 - 09:03
Foto: Mauricio Barbant/Assembleia
O prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto (PSD), é o novo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Eleito com 91 dos 135 votos registrados, o social-democrata deve dar continuidade à gestão do hoje secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá (PSD), ex-prefeito de Acorizal.
Recém-chegado do II Encontro Nacional com Novos Prefeitos, realizado em Brasília, Chiquinho destacou como uma das prioridades de sua gestão o aperfeiçoamento das relações entre os municípios e a União no que diz respeito ao repasse de recursos oriundos de programas federais.
“Uma das coisas que foi colocada pela presidente Dilma (Rousseff) é que os municípios estejam em dia com suas certidões e cumpram o check-list que o governo federal exige para fazer com que esse dinheiro chegue à população”, disse o prefeito.
Meraldo afirma que este trabalho já foi iniciado em sua gestão com a criação de um corpo técnico destinado a auxiliar a elaboração de projetos. O ex-presidente admite, no entanto, que o aproveitamento da iniciativa não foi total, porque não havia um acompanhamento da tramitação dos processos junto aos ministérios.
“O grande desafio será fazer com que nosso escritório em Brasília e o daqui realmente façam os programas do governo federal chegarem aos municípios”, avalia Chiquinho.
A eleição para a presidência da AMM foi realizada na manhã de ontem, na sede da instituição em Cuiabá. Com o comparecimento de 135 dos 141 prefeitos do Estado, o pleito foi o que mais contou com a participação dos gestores desde a criação da associação, há 30 anos.
A solenidade também contou com a presença maciça de deputados estaduais e federais, em especial os das siglas que apoiavam a chapa de Chiquinho como o PSB, PR e DEM. O destaque, contudo, foi o PSD. A cúpula do partido em Mato Grosso esteve em peso na AMM, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa e secretário-geral da legenda, José Riva (PSD).
A posse do novo presidente está prevista para ocorrer em 14 de fevereiro. Até lá, Chiquinho afirma que pretende se reunir com o presidente interino da associação, o ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro (PSD), para se inteirar da situação da AMM, que tem orçamento para 2013 estimado em R$ 12 milhões.
Junto com ele foi eleita uma chapa contendo cinco vice-presidentes, três secretários e três tesoureiros, além de um conselho fiscal formado por três membros titulares e três suplentes. Todos são prefeitos eleitos no pleito do ano passado.
Chiquinho disputou a presidência da AMM com o prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (PMDB).