Dezenas de parceiros vão participar do Dia D contra a Dengue
Por assessoria
30/01/2013 - 07:55
Foto: Vigilância Sanitária
Pela primeira vez na história recente de Cáceres, uma grande mobilização social deve reunir cerca de 60 caminhões e 500 pessoas em uma ação de prevenção e combate ao mosquito da Dengue.
O Dia D, como está sendo chamado o evento, será realizado no próximo sábado (02.02), durante todo o dia, quando funcionários da prefeitura e voluntários irão percorrer os bairros da cidade recolhendo o chamado “lixo da Dengue”.
A ação será realizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, Exército e a sociedade civil organizada, através dos clubes de serviço, escolas e igrejas de diversos credos.
Dentro da programação, a prefeitura também fará uma grande faxina em todos os órgãos públicos do município.
De acordo com o secretário de Obras, Valdeci Rodrigues, pelo menos 60 caminhões e outros veículos de médio e pequeno porte estarão envolvidos no trabalho. A maioria deles, explica, são de empresários e pessoas físicas que voluntariamente irão contribuir com a ação.
Conforme o secretário, até na segunda-feira, 28, já haviam confirmado apoio ao mutirão, a Areeira Monte Verde, Areeira Castrillon, Areeira Proeste, Calcário Carmelo, Cerâmica Guaporé, Cometa Moto Center, Locaçamba Entulhos, Madesul Material para Construção, Torpreza, Exercito Brasileiro, Sena Pneus, Adonil Douradinho, Janilson Douradinho, Gaucho do Frete, Juba Supermercados e a Ipê Madeiras.
A secretária de Ação Social, Eliane Lazari, explica que os participantes, inclusive os voluntários, irão se concentrar no pátio da Secretaria de Obras às 6h. Lá, segundo ela, as equipes serão divididas e partirão para a coleta que se estenderá até as 17h.
A secretária afirmou que a prefeitura já recebeu apoio de diversos parceiros para servir refeições e água aos participantes. Também está recebendo doações de sacos lixo e luvas de raspa de couro, mas ainda são insuficientes.
“A prefeitura precisa de 63 mil sacos de lixo, para a coleta do “lixo da Dengue” das 27.434 residências e dos três mil comércios da cidade”, enfatizou, afirmando que ainda são necessários mais sacos e luvas.
Eliane Lazari pediu a compreensão da população para que colabore acondicionado o lixo e deixando-o nas portas de suas casas.
Entre as empresas que estão doando alimentos e água, a secretária revelou que estão o Juba Supermercados, Tato Embalagens e a A Natural Gás e Água.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Josué Alcântara informou que nas últimas duas semanas os Agentes de Saúde da prefeitura estão percorrendo as residências distribuindo sacos de lixo e informando a população sobre o mutirão. Ele afirmou que os Agentes inclusive estão deixando o número de telefone da Vigilância (3223.0007), para que a prefeitura faça posteriormente a coleta do lixo que eventualmente não for coletado no sábado.
A secretária de Saúde, Arlene Alcântara, lembra a população que a prefeitura está cadastrando voluntários para a ação. Ela explica que eles podem se cadastrar por meio do endereço www.caceres.mt.gov.br/dengue, na seção 'Seja Voluntário'.
Arlene ressalta ainda que a partir do dia 4, os Agentes de Saúde vão começar o cumprimento da Lei 2.207 de 10 de dezembro 2009, que pune proprietários de imóveis que ofereçam risco a saúde. A multa será de 1% do valor do imóvel.
Alerta
Cáceres registrou até o dia 18 deste mês, 200 casos suspeitos de Dengue, com 30 confirmados pela Secretaria de Saúde da prefeitura.
Os números indicam, segundo a secretária, Arlene Alcântara, que a cidade já enfrenta um surto da doença, com o Índice de Infestação Predial na casa do 3,5%, quando o tolerável seria abaixo de 1%.