AMM elege hoje o seu novo presidente
Por Diário de Cuiabá
31/01/2013 - 10:02
A Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) terá um novo presidente já a partir do final da manhã desta quinta-feira (31), após o enfrentamento entre as chapas encabeçadas por representantes do PSD e PMDB, dois centros de poderes políticos no Estado. A ala social-democrata, regida pelo prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, também conhecido como “Chiquinho do Posto”, e que conta com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, disputa com Adair José Alves Moreira, do PMDB, mesma sigla do governador Silval Barbosa.
O presidente interino da instituição, Flávio Daltro (PSD), ex-prefeito do município de Chapada dos Guimarães, destaca que pela força que rege as siglas de ambos os candidatos ainda não se nota um favoritismo frente à eleição. Em relação à composição de cada uma delas, ele é categórico em afirmar que as duas possuem qualidades que podem ‘chamar votos’ por motivações diferentes, e por isso a indefinição sobre quem está mais próximo em se eleger.
Enquanto a frente comandada pelo social democrata é numericamente maior, a do peemedebista possui uma composição mais eclética em relação a legendas participantes. “São duas chapas equilibradas. A chapa do Chiquinho do Posto é maior numericamente, tem essa projeção maior, mas a do Adair é mais eclética, conta com a participação de vários partidos”, explicou.
A chapa “Unidos pelo Municipalismo”, do PSD, é liderada por Valdecir Colle e tem como vice-presidente o prefeito Milton José Toniazzo, de Terra Nova do Norte. Na oposição, a frente “AMM Independente, pelos municípios, para a sociedade”, comandada por Adair Moreira, de Alto Paraguai. A vice-presidência ficou a cargo de Valmir Guse (PR), de Conquista D’Oeste.
A eleição ocorre às nove horas de hoje com a nomeação dos componentes da mesa para o biênio 2013/2014. No total, dos 141 municípios, apenas dois não participarão da votação para o pleito. O restante de 139 está ativo.
A maioria esmagadora participante, para Flávio Daltro, explicita a união das cidades no Estado e o consequente fortalecimento frente ao Governo Estadual. “Somente dois não votam e fora isso duas chapas disputando a direção reforçam a posição da instituição junto ao Governo Federal, mas principalmente ao Estadual”, reiterou.
Uma comissão foi montada para coordenar o período eleitoral, composta também por gestores, entre eles Odoni Mesquita Coelho, de Torixoréu; Wener Santos, de Nova Marilândia; Valteir Quirino dos Santos, de Indiavaí; Angelita Benedita Pereira, de Planalto da Serra; e Arcilio Jesus da Cruz, de Acorizal.
AMNA – A Associação dos Municípios do Norte do Araguaia também tem uma nova direção, agora sob o comando do prefeito de Confresa, Gaspar Lazari (PPS). O gestor destaca que irá buscar uma maior integração na região para fortalecer o Araguaia no âmbito estadual. No foco das discussões estará a busca de recursos para as áreas de Educação e Saúde, setores que, segundo, ele, fragilizam as pequenas cidades.