Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres convoca população a combater a dengue eliminando criadouros do mosquito
Por Esdras Crepaldi
06/03/2024 - 16:02

Foto: reprodução

A Prefeitura de Cáceres reforça seu compromisso na luta contra a dengue e convoca toda a comunidade a participar ativamente desse esforço coletivo. A prevenção é a chave para combater essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e a principal estratégia é eliminar os criadouros do vetor.

O mosquito da dengue encontra condições ideais para reprodução em locais que acumulam água parada. Por isso, se faz necessário que cada cidadão esteja engajado na identificação e eliminação desses criadouros em suas residências e entorno.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Cynara Piran, cita que dentre os principais objetos que podem se tornar focos de reprodução do mosquito, destacam-se pneus, garrafas, copos, tampinhas de garrafa e diversos utensílios que possam acumular água.

Piran destaca a importância de atitudes simples, como manter os pneus guardados em locais cobertos, virar garrafas e recipientes com as bocas para baixo,  e descartar corretamente objetos que possam acumular água. "Todos contra a Dengue, esta é a principal mensagem", anuncia.

A prefeita Eliene Liberato Dias  observa que ao eliminar os criadouros do mosquito, agimos de maneira eficaz na interrupção do ciclo de vida do Aedes aegypti, reduzindo significativamente a incidência de casos de dengue cidade de Cáceres. “Além disso, estamos protegendo a saúde de nossa comunidade e contribuindo para a construção de um ambiente mais saudável e seguro para todos”, assegura Eliene.

Ela reitera que a colaboração de cada morador é fundamental nesse desafio. “Junte-se a nós nessa campanha contra a dengue. Faça a sua parte, elimine os criadouros do mosquito e contribua com uma Cáceres mais protegida e saudável para todos” conclama a prefeita.

Já o secretário de saúde Vitor Miguel, comunica que os agentes de Combate a Endemias têm intensificado as ações de bloqueio, com destaque para a pulverização espacial em locais com casos suspeitos e maior probabilidade de depósitos do mosquito. Vitor  avalia que com a conscientização e ação de cada cidadão, as pessoas podem tornar  a cidade de Cáceres  um exemplo na prevenção da dengue.

Carregando comentarios...