Jornalista acusa policiais militares de terrorismo e racismo
Por Esmeraldo Rodrigues
04/02/2013 - 10:22
O jornalista Esmeraldo Rodrigues acusa policiais lotados em Cáceres de prática de terrorismo e racismo. Veja a nota enviada pelo jornalismo à imprensa:
Nota de Repúdio
Merecemos Respeito!
Fato intrigante aconteceu na tarde deste domingo na Rua 06 de outubro, bairro cidade alta. Ato protagonizado por um cidadão, Policial Militar, que deveria cuidar pelo bem comum da comunidade, praticou ato de terrorismo e racismo. Além de desrespeitar a Gloriosa Policia Militar ainda tentou espancar um menor de idade na presença de outros menores que jogavam bola na rua nas imediações da residência de sua mãe.
O menor (vítima) foi humilhado pelo policial, insultado, chamado de preto e bugre, na presença de outros menores, o que caracteriza racismo. O policial com arma em punho tentou fazer o menor revidar, tentando fazer o mesmo abaixar a cabeça, puxou o Cabelo do menor e só não o espancou mais por que sua mãe interviu. Segundo o menor a mãe do policial ouviu tudo, ela estava em uma distancia de aproximadamente três metros e meio, no portão de sua residência.
O fato lamentável aconteceu em frente à casa do tio dos menores, na Rua 06 de outubro, a Polícia foi chamada através do 190, lavrou o Boletim de Ocorrência de numero, 2013.30749. Os policias ouviram as partes, o SGT PM Vilson e o CB PM Elizandro, anotaram apenas as palavras da mãe do acusado e nenhuma palavra dos menores e das testemunhas não foi colocado no boletim, o policial acusado não foi ouvido por que não se encontrava mais na residência na hora da achegada da policia.
Pedimos atenção por parte da Polícia Militar, para tirar do seu quadro, pessoas não preparadas para atuar em comunidade, para que abusos desta natureza por parte de integrantes desta corporação que tanto a gente respeita volte a ocorrer.
O jovem agredido é filho deste articulista, que a mais de 30 anos milita na mídia, radiofônica e impressa de Cáceres e nunca em nenhuma linha escrita faltei com respeito com esta respeitada corporação. Isto hoje aconteceu com o meu filho, se providências não forem tomadas, amanhã poderá ser com filhos de outros.
Neste momento peço Justiça, peço respeito aos cidadãos cacerenses que tanto luta em busca desta tão sonhada liberdade, que às vezes são cerceadas por cidadãos que deveria dar o bom exemplo.
O Policial acusado, de acordo com o boletim de ocorrência, é o soldado PM Lebrero, lotado na cidade de Curverlândia.
Em busca da Justiça fica aqui esta nota de repúdio que espero e acredito que será levado em consideração por parte desta corporação que respeitamos tanto.
Esmeraldo Rodrigues de Jesus