Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pastorello quer usar IA da Google para organização do trânsito
Por assessoria
12/04/2024 - 16:52

Foto: reprodução

 

Políticas Públicas baseadas em ciência

 

 Em uma busca incansável por soluções inovadoras para os desafios do trânsito urbano, o vereador Cézare Pastorello (PT) propôs uma medida revolucionária que promete transformar a mobilidade na cidade de Cáceres. Aprovada na Câmara Municipal, a proposição visa a adesão ao Waze for Cities, uma plataforma desenvolvida pela Google, que se destaca como uma ferramenta promissora para cidades mais inteligentes e sustentáveis.

“As tecnologias estão aí para serem usadas. Por que não usarmos em Cáceres? Atualmente, mais de 3 mil cidades no mundo firmaram parceria com a Google para promover um trânsito mais inteligente. Os números impressionam, chegam a 30% de redução de acidentes. Na cidade de Florianópolis-SC, os cidadãos estão perguntando sobre os semáforos Waze que estão sendo instalados. Blumenau já usa o sistema para redirecionar trânsito quando há ruas alagadas. O que estamos propondo aqui é igualarmos soluções com essas cidades.” explica Pastorello.

Com o trânsito cada vez mais caótico, marcado por congestionamentos e insegurança viária, a gestão tradicional baseada em métodos manuais e soluções pontuais tem se mostrado ineficaz. O vereador Pastorello, atento às necessidades de atualização do Plano de Mobilidade Urbana, identificou no Waze for Cities a oportunidade de otimizar o fluxo de veículos e melhorar significativamente a experiência dos usuários das vias públicas.

Waze for Cities

O Waze for Cities é uma plataforma que utiliza inteligência artificial e dados em tempo real para otimizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e melhorar a segurança viária. Através da plataforma, a cidade terá acesso a recursos como:

Planejamento urbano eficiente: O Waze for Cities fornece dados sobre o comportamento dos motoristas, ajudando a cidade a planejar e implementar soluções de infraestrutura mais inteligentes e eficazes.

Rotas otimizadas: O aplicativo Waze utiliza dados em tempo real para calcular as rotas mais rápidas e eficientes para os motoristas, levando em consideração fatores como congestionamentos, obras e condições climáticas.

Monitoramento do tráfego: A plataforma permite que a cidade monitore o tráfego em tempo real, identificando pontos de congestionamento e outros problemas que podem afetar a fluidez do trânsito.

A plataforma utiliza dados em tempo real para fornecer informações precisas sobre as condições do trânsito, permitindo a implementação de soluções como planejamento urbano eficiente, rotas otimizadas, alertas em tempo real e monitoramento do tráfego. Essas funcionalidades não apenas reduzem o tempo de viagem, mas também promovem a segurança viária e a sustentabilidade ambiental.

A iniciativa de Pastorello coloca Cáceres na vanguarda da gestão de trânsito, com benefícios que incluem a redução da poluição ambiental e a promoção da sustentabilidade. A adesão ao Waze for Cities representa um investimento estratégico que reflete o compromisso do vereador com a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.

Com essa medida, Pastorello não apenas responde às demandas atuais, mas também antecipa as necessidades futuras de Cáceres, demonstrando uma visão progressista e um compromisso com a inovação. A cidade de Cáceres dará um passo significativo rumo a um futuro onde o trânsito é sinônimo de eficiência e inteligência.

A propositura aprovada pode ser lida aqui:

https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/8099/i_-_2024_71_-_eliene_-_waze_for_cities.pdf

 

Carregando comentarios...

Cultura

João Arruda, Comendador sob encomenda

08/04/2024 - 10:43