A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está apoiando o Projeto Horta Pedagógica, desenvolvido em algumas escolas, tanto do campo quanto da zona urbana.
De acordo com a Coordenadora de Alimentação Escolar da SME, Eliane Arruda Pires, o incentivo à produção de alimentos naturais e saudáveis dentro da própria escola onde o aluno estuda, por meio de aprendizado prático, visa estimular esse hábito também em suas residências. "O objetivo da horta na escola é promover a conscientização ambiental e uma alimentação saudável, além dos benefícios à saúde. Quando a criança participa de todas as etapas do cultivo - desde a plantação até a colheita - a chance dela querer experimentar o alimento é muito maior. As hortaliças e alimentos produzidos na horta podem ser utilizados na própria preparação das refeições escolares", observa Eliane.
A diretora do Núcleo Paiol, professora Dercília de Oliveira Alves dos Santos, destaca que as escolas Limoeiro e Paulo Freire estão bastante engajadas no projeto, e que todos os alimentos produzidos nas hortas são incorporados à alimentação escolar de todos os alunos. "Sendo alunos do campo, eles possuem essa cultura e uma relação de identidade e aptidão para com a terra", disse Dercília.
Por sua vez, a diretora da Escola Raquel Ramão, Tânia Tolotti, relata que os alunos estão adorando o projeto, pois têm a oportunidade de participar de todas as etapas de desenvolvimento, desde o preparo do solo até a colheita dos alimentos, passando pelos cuidados necessários para o cultivo.
O secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, parabenizou a iniciativa, destacando que o apoio dos gestores, professores e alunos tem sido essencial para o desenvolvimento do projeto. "Os educadores têm utilizado a horta como uma ferramenta pedagógica, integrando as atividades práticas ao currículo escolar. Essas atividades permitem a prática da interdisciplinaridade e um aprendizado dinâmico, ancorado nas experiências vividas", conclui Piovesan.