Convênio na ordem de R$ 2.763.250,92, celebrado entre Governo Federal e Universidade do Estado de Mato Groso, vai garantir a aquisição de novos equipamentos e custeio dos cursos na modalidade a distância oferecidos pela Unemat/UAB. O documento foi assinado na última quinta-feira (28/03) pela reitora da Unemat, Vera Maquêa, e pelo Coordenador UAB/Unemat, Taisir Karim.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal. “É difícil para uma instituição estadual, como a nossa, acessar esses recursos federais. Destaco, nesse sentido, o trabalho que vem sendo executado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e pela equipe da Dead/Unemat para produzir esses projetos e conseguir trazer recursos para nossa instituição”.
Na prática, o investimento vai possibilitar a formação de 1.158 alunos de graduação, atualmente atendidos nos cursos Uab/Unemat de Artes Visuais, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Educação Física e Tecnologia Superior em Gestão Cooperativas.
Além desses, outros 732 estudantes estão nas especializações de Tecnologias Digitais e Educação aberta; Educação Especial Inclusiva; Cooperativismo Solidária e Preceptoria em Saúde Multiprofissional.
Os cursos são desenvolvidos em polos de Educação a Distância distribuídos por todo o estado, instalados nos municípios de: Água Boa, Alto Araguaia, Arenapólis, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Sapezal, Sorriso e Vila Rica.
Coordenador UAB/Unemat e Pró-reitora comemoram conquista
Além da qualificação profissional, a Universidade leva desenvolvimento a cada local onde se faz presente. “Esse convênio também beneficiará 530 profissionais de Educação Básica e Superior de Mato Grosso, que atuam como professores e tutores, com bolsas que vão injetar R$ 7 milhões na economia do Estado, ao longo dos 4 anos”, avaliou o diretor de Gestão de Educação a Distância e Coordenador UAB/Unemat, prof. Taisir Karim.