Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Desastres se reúne em Cáceres
Por Esdras Crepaldi
07/06/2024 - 18:32

Foto: Alessandro Firmino

Na manhã desta sexta-feira (07/06), no plenário da Câmara Municipal,  o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Desastres se reuniu em Cáceres para discutir importantes medidas de planejamento estratégico, voltadas principalmente para o combate a incêndios florestais e à escassez hídrica. O comitê é composto por diversos parceiros de órgãos públicos e instituições, entre eles a Prefeitura de Cáceres,  que colaboram para a elaboração de estratégias e ações eficientes. Os nomes dos  titulares ainda vão ser indicados.

Entre os principais assuntos discutidos durante a reunião estavam: Planejamento para Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (PMGIRD); Plano de Ação Emergencial; Divisão dos Trabalhos; Cronograma de Reuniões e Atividades; Submissão de Projetos e Recursos; e Rede Pantaneira de Resposta a Desastres

O secretário de Assuntos Estratégicos da prefeitura de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, destacou a importância das ações integradas para a prevenção e resposta a desastres. Jeremias mencionou o lançamento, na semana passada, do Projeto Rede Pantaneira de Resposta a Desastres (REPARE), que visa integrar diversos participantes do setor para monitoramento e coleta de informações, facilitando a tomada de decisões informadas pelo poder público, com a colaboração da comunidade.

"O projeto REPARE é fundamental para aumentar a eficiência na prevenção e resposta aos desastres naturais no Pantanal", afirmou Jeremias.

Representando a prefeitura de Cáceres, participaram da reunião as secretarias municipais de Assuntos Estratégicos e Meio Ambiente, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Para o Coordenado de  Meio Ambiente, Diego Senn, a reunião reforça o compromisso das autoridades locais e parceiros em desenvolver um planejamento estratégico robusto para enfrentar os desafios ambientais que afetam a região. “A colaboração e a integração de esforços são essenciais para a implementação eficaz das ações propostas, visando a proteção do meio ambiente e da comunidade local”, concluiu Senn.

Carregando comentarios...