Em uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), escolas públicas de Mato Grosso estão concorrendo ao Prêmio Alfabetiza MT, que reconhece e premia escolas que se destacam na avaliação somativa.
O Prêmio Educa MT tem por objetivo incentivar a aprendizagem na idade certa, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações
No ano letivo de 2023, as escolas municipais de Cáceres, em especial a Escola Municipal Vitória Régia e a Escola Municipal Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, obtiveram resultados notáveis.
Os alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cáceres participaram de uma avaliação inicial no final de 2021 e de diversas avaliações ao longo dos anos de 2022 e 2023, focando em conhecimentos de Língua Portuguesa – procedimentos de Leitura – e Matemática. Os padrões de desempenho são definidos a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis de proficiência em uma escala, com base nas expectativas de aprendizagem para cada ano e componente curricular avaliado.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, anunciou que na última edição do Avalia MT, as escolas municipais apresentaram significativos avanços na proficiência média. “A Escola Municipal Vitória Régia destacou-se com 98% de desempenho satisfatório em Língua Portuguesa e 97% em Matemática entre os alunos do 2º ano. Já a Escola Municipal Desembargador Gabriel Pinto de Arruda também apresentou resultados expressivos, com 87% de desempenho satisfatório em Língua Portuguesa e Matemática entre os alunos de proficiência, evidenciando o domínio das habilidades alcançadas pelos estudantes”, anunciou Piovesan.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, comemorou a conquista, observando que isso reflete o compromisso da administração com a educação. Ela reconheceu o comprometimento dos profissionais da rede pública municipal com seus alunos e destacou os investimentos realizados pela administração, proporcionando aos professores e à comunidade escolar um ambiente propício, com mobiliário adequado, salas climatizadas, lousas de vidro, material pedagógico, formação continuada para professores e equipamentos tecnológicos. “Parabéns por mais este avanço na educação municipal”, felicitou Eliene.
O Avalia MT representa um esforço conjunto do poder público, promovendo uma colaboração entre o estado e os municípios para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes mato-grossenses. Dentro desse contexto, Cáceres aderiu ao Programa Alfabetiza MT, que inclui, entre outras ações, a realização de avaliações de desempenho. “Estas avaliações são fundamentais para verificar a aprendizagem adequada na idade certa, fornecendo subsídios importantes para a análise de resultados, compreensão e monitoramento de informações por gestores e coordenadores escolares, além de gestores municipais”, destacou a coordenadora pedagógica Luciana Gattass.
As escolas premiadas serão reconhecidas em uma cerimônia que será realizada em Cuiabá, celebrando assim o sucesso e a dedicação das instituições de ensino e seus profissionais na promoção da educação de qualidade em Cáceres.