O poeta cacerense Airton Reis Junior faleceu na noite desta segunda-feira, 10 de junho, aos 59 anos, após nove dias internado no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Ele não resistiu às complicações respiratórias causadas pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), vindo a óbito por volta das 23 horas. Airton havia sido internado no domingo, 2 de junho, e transferido para a UTI Humanizada do hospital no dia seguinte. Na quarta-feira, foi necessário entubá-lo, procedimento realizado com seu consentimento.
A DPOC é uma condição caracterizada pelo bloqueio persistente das vias aéreas, frequentemente associada ao enfisema e à bronquite obstrutiva.
Conhecido carinhosamente como Airtinho, Airton Reis Junior nasceu em Cáceres, filho de Airton dos Reis (in memoriam), ex-deputado estadual e federal nas décadas de 70 e 80, e de Rosimar Arruda Reis. Aos 10 anos, mudou-se com a família, para Cuiabá onde estudou e lá permaneceu. Começou a escrever poesias aos 18 anos, demonstrando um talento natural para a escrita, capaz de criar versos inspirados a partir de uma simples cena ou fotografia.
Recentemente, em 14 de março de 2024, Airton foi o principal responsável pela instalação do PEN Clube Internacional em Mato Grosso, uma entidade com sede em Londres que reúne escritores de todo o mundo. A cerimônia de inauguração ocorreu no auditório do Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e contou com a posse de 46 escritores do estado, incluindo oito cacerenses. Na ocasião, Airton foi designado representante oficial da Delegacia Regional do Centro-Oeste, com sede em Campo Grande/MS, do PEN Clube.
Airton Reis Junior completou 59 anos no último dia 21 de maio. Seu velório será realizado na Capela Jardins, sala das Tulipas, a partir das 7h desta terça-feira. A saída para o Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá está prevista para as 16h, com sepultamento marcado para as 17h. Ele deixa sua mãe, Rosimar Arruda Reis, e sua irmã, Rosair.
O legado de Airton Reis Junior como poeta e promotor da cultura literária em Mato Grosso será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecer sua obra e sua dedicação à literatura.