A prova de pesca de canoa artesanal, exclusiva para pescadores embarcados em canoas de madeira, seja de troncos ou tábuas, com pescaria feita apenas com linhadas de mão, é uma das grandes atrações do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe.
A competição ocorreu neste sábado, das 14h às 17h, e reuniu 150 canoas. Os participantes destacam que essa prova é uma das mais emocionantes do evento, onde motores são substituídos pela força dos braços, impulsionando os remos até a área de pesca.
Segundo a organização do evento, além de ser uma prova de destaque por suas características peculiares, a Pesca de Canoa resgata a tradição da pesca artesanal e oferece aos ribeirinhos a oportunidade de mostrar suas habilidades aos turistas.
Claudionor Duarte Correia, coordenador de arbitragem, fez alguns alertas importantes para evitar a desclassificação das equipes, ressaltando a importância de ler atentamente o regulamento.
“Algumas observações estão bem claras, como a permissão apenas de linhada de mão, canoas exclusivamente de madeira, poita ou âncora com cabo suficiente para que a embarcação não fique rodando na área de pesca, uso obrigatório de colete, entre outros itens presentes no regulamento”, orienta Claudionor.
Para a prefeitura, a pesca de canoa é a poesia do FIPe, pois resgata a história e a cultura dos pescadores ribeirinhos que escreveram páginas da biografia do Rio Paraguai e da cidade de Cáceres.
“Ao reconhecer a importância do pescador artesanal, o ribeirinho, para Cáceres e para o FIPe, convido a população a prestigiar essa grande prova de pesca, que com certeza encanta os participantes”, declarou a administração. A premiação dessa modalidade ocorrerá hoje (06/07), às 19h, no palco da área de alimentação do FIPe.