Pesando exatos 2,482 kg, o maior pequi do Brasil é do município de Pontal do Araguaia, a 518 km de Cuiabá. O fruto bateu o recorde nacional e este ano entrou para o Rank Brasil – que registra exclusivamente recordes brasileiros.
Mais pesado que um melão, o fruto é cultivado por Aleximar Parreira Sia, produtor da Fazenda Recanto dos Guerreiros, no município.
Cidade de MT entra em ranking com maior pequi do Brasil de 2,4 kg. (Foto: Reprodução/ RankBrasil)
O fruto recebeu o título durante o 4º Festival Regional do Pequi que foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro no loteamento Madras do Araguaia. O titulo consolida o trabalho de uma família dedicada ao cultivo do pequi há mais de 15 anos, conforme divulgado pelo RankBrasil.
“Parabéns à família da Fazenda Recanto dos Guerreiros e ao recordista Aleximar Parreira Sia por essa conquista extraordinária, que celebra não apenas um fruto gigante, mas também o amor pelo campo e o trabalho de uma vida dedicada ao cultivo!”, diz trecho da publicação da RankBrasil.
O recorde de 2,482 kg não é um caso isolado, pois de acordo com o produtor rural, Aleximar, outras árvores da propriedade têm potencial para produzir frutos ainda maiores.
Além de ter o maior fruto do Brasil, Pontal do Araguaia, conhecido como a “Capital Estadual do Pequi”, em Mato Grosso, também ganhou o recorde de maior panelaço de arroz carreteiro com pequi, com 4,28 toneladas de puro sabor.