Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Cidade Floresta: Um futuro mais verde para Cáceres
Por Zakinews/assessoria
21/12/2024 - 22:07

Foto: reprodução

Na última quarta-feira, 18 de dezembro, a Avenida Talhamares em Cáceres foi palco de uma ação transformadora. Mais de 30 voluntários de diferentes segmentos da comunidade uniram esforços para plantar 250 mudas de árvores, incluindo ipês branco, amarelo e roxo. Este evento contou com a colaboração de setores públicos, privados e diversas instituições, marcando um passo decisivo na jornada para transformar Cáceres em uma verdadeira Cidade Floresta. A iniciativa visa impulsionar a qualidade de vida, promover a sustentabilidade e fortalecer a conexão com a natureza.

Com a urbanização crescente, a falta de programas de arborização tem elevado as temperaturas das cidades a níveis preocupantes, transformando ambientes urbanos em ilhas de calor. Este fenômeno ocorre devido ao acúmulo de energia solar em superfícies impermeáveis como concreto e asfalto, resultando em desconforto térmico. Para combater esse problema, o Projeto Cidade Floresta se apresenta como uma iniciativa inovadora, transformando cidades em espaços mais verdes e habitáveis, ao mesmo tempo que valoriza a bioeconomia através do uso de espécies nativas do Pantanal.

O Projeto Cidade Floresta promove a arborização urbana através de um paisagismo consciente e sustentável, combinando empreendedorismo social com uma metodologia participativa. O objetivo principal é preservar espécies nativas do Pantanal e criar corredores verdes que aumentem o bem-estar da população, reduzam a temperatura local e contribuam para a biodiversidade. Um exemplo inspirador vem de Medellín, na Colômbia, que conseguiu diminuir suas temperaturas urbanas com a implementação de corredores verdes. Estas áreas não só reduzem o calor, mas também melhoram a qualidade do ar, diminuem o ruído urbano e oferecem espaços de lazer aos moradores.

O Projeto Cidade Floresta nasceu do edital Inova Pantanal/2024, promovido pelo Sebrae-MT. Selecionado entre os 30 melhores projetos do Pantanal, a iniciativa passou por mentorias, workshops e planejamento estratégico, consolidando-se como uma ação coletiva voltada para a arborização e conscientização ambiental em Cáceres-MT.

O projeto é liderado por dois profissionais comprometidos com a sustentabilidade: João Paulo Barbieri: Arquiteto, urbanista e paisagista com pós-graduação em Práticas e Dinâmicas Projetuais/Paisagismo. Ele é o idealizador do projeto e um agente de empreendedorismo social; e Willian Marques Duarte: Engenheiro agrônomo, mestre em Ciência do Solo, empreendedor no turismo e docente no ensino superior. Atua como coordenador de projetos de empreendedorismo social, incluindo iniciativas como hortas urbanas.

Os idealizadores estão empenhados em expandir o grupo e vislumbram uma Cáceres mais arborizada e sustentável. “Em poucos anos, vocês verão a diferença com milhares de árvores já crescidas fazendo a diferença. Vamos juntos fazer a diferença, venha você também participar desta iniciativa transformadora para um futuro mais verde e sustentável!”, destacou Willian Marques ao portal Zakinews.

Participe do Projeto Cidade Floresta e ajude a construir um futuro mais verde para Cáceres!

Carregando comentarios...