Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Cáceres promoveu, no gabinete da prefeita Eliene Liberato Dias, uma reunião de planejamento estratégico com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e resposta a desastres climáticos no município.
A prefeita Eliene iniciou o encontro agradecendo a presença de vereadores, representantes das Forças Armadas, da segurança pública, de órgãos públicos e entidades locais. Ela ressaltou a urgência da criação de um Comitê Municipal de Atuação em Desastres Climáticos, destacando que o município precisa estar preparado para lidar com situações como chuvas intensas, alagamentos e queimadas.
“Recebemos um comunicado da Defesa Civil estadual que coloca Cáceres em estado de alerta. Para não sermos pegos desprevenidos, precisamos nos organizar. Já estamos definindo equipes específicas para cada situação, como socorro e resgate, abrigos para desabrigados, locais para recebimento de donativos, alimentação para as equipes, além da estrutura de comunicação e mídia entre as entidades envolvidas”, afirmou Eliene.
De acordo com o secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite, a iniciativa tem como principal objetivo garantir a segurança e o bem-estar da população, promovendo uma colaboração efetiva entre agentes públicos, privados e a comunidade local.
Durante a reunião, representantes da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, instituições públicas e clubes de serviço também se manifestaram, contribuindo com propostas e experiências relevantes para o planejamento.
Entre as principais ações definidas estão:
A prefeita Eliene Liberato reforçou a importância da união entre os setores público e privado, além do engajamento ativo da comunidade, para minimizar os impactos dos desastres climáticos.
A gestora municipal disse que uma nova reunião para definir as funções de cada órgão será marcada em breve.
“Estamos somando esforços para proteger nossa população e garantir que Cáceres esteja preparada para enfrentar os desafios climáticos com segurança e responsabilidade. A participação de todos é essencial neste momento”, concluiu a prefeita.