Se existe uma coisa que nós, cacerenses, temos em abundância, é manga! Ela está por toda parte: nos quintais das nossas casas, nas praças, caindo pelo chão no fim do ano como um presente da natureza. Mas será que a gente realmente valoriza essa riqueza?
Segundo um estudo do Dr. Mark Willems, da Universidade de Chichester, publicado no Journal of Food Science, a manga é uma verdadeira bomba de antioxidantes que combate o envelhecimento e melhora a imunidade. Além disso, a fruta ajuda na digestão, protege o coração e ainda deixa a pele mais bonita – quem precisa de creme caro quando tem um pé de manga no quintal?
O problema é que, com o tempo, os pés de manga vêm desaparecendo. E não é por falta de espaço, mas porque muita gente prefere derrubá-los para não ter que varrer as folhas e mangas que caem no chão. Sim, o trabalho de limpar pode ser chato, mas será que vale a pena abrir mão de uma árvore que nos dá sombra, frutos deliciosos e ainda ajuda a melhorar o ar que respiramos?
Se quisermos viver mais e melhor, a solução pode estar bem ali, no quintal.
E como a temporada da manga acabou, aqui vai uma dica de ouro: que tal garantir um estoque para o resto do ano? Reserve um espaço no freezer, descasque bem as mangas e guarde-as em sacolinhas plásticas no congelador. Assim, você pode ter manga por bastante tempo depois do fim da temporada – perfeita para sucos, vitaminas ou até mesmo comer pura e geladinha nos dias quentes.
Você sabia? Na época da manga, o consumo de pão em Cáceres cai! As padarias que se cuidem, porque esse concorrente saudável faz parte da nossa cultura. Quem nunca trocou um café da manhã tradicional por uma manga fresquinha direto do pé?
*Intérprete de surdos, professor, linguista, e empreendedor