Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Fernanda Gattass Oliveira Fidelis: de estagiária a Juíza Federal na 1ª Vara Federal
Por Zakinews
09/04/2025 - 14:16

Foto: reprodução Zakinews

Em um feito que enche de orgulho a cidade de Cáceres, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e tradicionais famílias cacerenses, a Dra. Fernanda Gattass Oliveira Fidelis está prestes a assumir a 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Cáceres como Juíza Federal Substituta. Filha caçula do casal Marilson de Oliveira e Gianna Gatttass, sua jornada, marcada por foco, persistência e uma forte ligação com suas raízes, culminará em um momento histórico no dia 28 de abril, quando iniciará suas atividades na cidade natal.

Fernanda, classificada em 18º lugar entre os 50 juízes federais nomeados em dezembro de 2024 após aprovação no 17º Concurso Público para Juízes Federais, conclui seu curso de formação pela Escola de Magistratura Federal em Brasília até o dia 25 de abril. Sua dedicação e determinação foram cruciais para alcançar o objetivo de estar próxima à família, um desejo que a motivou em cada etapa de sua trajetória.

A aprovação no 20º Concurso para Juiz e Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no início de 2024, já era um grande feito. No entanto, buscando a proximidade com sua família, Fernanda obteve sucesso em outro concurso, sendo nomeada Juíza Federal em 19 de dezembro de 2024, entre os 50 aprovados no 17º Concurso Público para Juiz e Juízas Federais Substitutos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

A escolha entre o TRF1 e o TRF3 não foi fácil, mas a prioridade de Fernanda em estar em Mato Grosso, seja em Cuiabá ou Cáceres, a fez optar pela 1ª Região. Após iniciar o curso de formação promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) em Brasília, a magistrada aguardava ansiosamente a definição de seu local de trabalho, ciente de que a classificação no concurso seria determinante para alcançar seu objetivo.

“Não foi nada tranquilo”, revelou Fernanda. A dedicação, o foco e a determinação foram essenciais para garantir a 18ª colocação, o que lhe permitiu escolher Cáceres como sua cidade de atuação. O ato homologando o local de trabalho foi publicado nesta terça-feira, 08, consolidando o retorno da juíza à sua terra natal.

O feito de Fernanda é ainda mais notável ao relembrarmos sua trajetória na Justiça Federal em Cáceres. Entre 2011 e 2012, ainda como acadêmica de Direito na Unemat, ela estagiou na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Cáceres. Posteriormente, tornou-se servidora concursada, exercendo o cargo de Técnica Judiciária na mesma vara, atuando na Secretaria, Assessoria e como Diretora de Secretaria. Após uma transferência para a 7ª Vara Criminal em Cuiabá, Fernanda retorna à Cáceres na 1ª Vara Federal, desta vez como Juíza Federal Substituta.

“É um orgulho para Cáceres, Unemat e para as famílias Gattass e Fidelis ter Fernanda alçando sua vida profissional com sucesso”, ressaltam amigos e familiares, que destacam a humildade da magistrada e sua gratidão por cada etapa de sua jornada. Como ela mesma faz questão de dizer: “nada foi fácil, foram 10 anos de foco e determinação para alcançar este importante objetivo”.

50 novos magistrados tomam posse na Justiça Federal da 1ª Região, em 19/12/2025 – Foto: TRF1

Fernanda Gattass Fidelis entre seus pais, Marilson de Oliveira e Gianna Gattass – Foto: Arquivo pessoal

Fernanda Gattass ao lado do esposo Dr. Geraldo Fidelis, Juiz de Direito do TJMT – Foto: Arquivo pessoal

Fernanda Gattass com o Corregedor Des. Ney Belo e com a Vice-Presidente do Tribunal, Desa. Gilda Sigmaringa – Foto: Arquivo pessoal

Na foto acima, Juíza Federal Dra Fernanda Gattass ao lado da amiga Juíza Federal, Dra. Ana Lya, Titular da 2ª Vara Federal de
Cáceres. Enquanto servidora, Fernanda foi Diretora de Secretaria da Dra Ana Lya e agora serão colegas de Subseção. 

Colegas servidores da Dra. Fernanda Gattas, junto com o Dr. Paulo, assistindo pelo Youtube a solenidade de posse em Brasília.
Para Fernanda, Dr. Paulo, que passou pela Justiça Federal em Cáceres, é sua referência como Juiz Federal. Foto: Arquivo pessoal.

 

Carregando comentarios...