O cantor e compositor mato-grossense Henrique Maluf está no Japão neste mês de abril com a turnê Fronteira Pantaneira, levando a música típica do Pantanal, o rasqueado, a um público internacional. O artista já se apresentou em Fukuroi, no dia 13, durante os Jogos Estudantis Brasileiros (Jebra), considerado o maior evento esportivo brasileiro no exterior.
A programação da turnê segue com shows em Kikugawa, nesta quinta-feira (18.04), e se encerra em Kosai-Shi, durante o festival Spring Funfest, evento voltado à comunidade brasileira que vive no país asiático.
Conhecido por valorizar o rasqueado cacerense, um gênero tradicional da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, Maluf vê a turnê como um passo importante na sua carreira. “Levar a cultura pantaneira ao Japão é mais do que um show, é uma missão de alma”, disse o músico. “É mostrar ao mundo a beleza e a força das nossas raízes.”
O repertório da turnê contar com músicas autorais e clássicos do rasqueado presentes na 1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense, além de faixas do DVD Fronteira Sinfônica, lançado neste ano em parceria com a Orquestra CirandaMundo.
Leia Também: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposiçã
A turnê Fronteira Pantaneira já passou por Cuiabá, La Paz e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. No Japão, o projeto é realizado pelo Instituto Realize e conta com apoio institucional do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, além do Consulado de Hamamatsu, do Conselho Cidadão de Hamamatsu e de entidades culturais como a TM Promotion Japan, Grupo Juba, ONNG e Tece Arte.
Músico de Cáceres leva rasqueado pantaneiro ao Japão (Foto: Divulgação)