TCE realiza palestra sobre transparência e controle social em Cáceres
Por assessoria
04/03/2013 - 11:37
O municípios de Cáceres recebe, durante esta segunda e terça-feira (04 e 05 de março), a secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cassyra Vuolo, acompanhada de uma equipe do tribunal, para a realização da oficina “Transparência e Controle Social”.
O evento é direcionado aos Conselhos Municipais além dos gestores das Prefeitura. O objetivo é estimular o acompanhamento, por parte da sociedade, das etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo município. Além de representantes da Rede de Controle e também participam do evento representantes do Ministério Público de Contas.
Segundo a Secretária de Articulação Institucional (SAI), Cassyra Vuolo, “transparência e controle social são temas inerentes às atividades com conselhos municipais”.
A oficina foi organizada por áreas temáticas: Proteção do Gênero Humano, Educação, Saúde, Econômico e Patrimônio da Humanidade. Cada grupo vai levantar as necessidades e demandas sociais ligadas à sua atuação como Conselho Municipal representativo. Após as discussões serão sistematizados tópicos considerados mais importantes.
“Nosso trabalho é estimular o exercício do controle social e nesse sentido, vem ao encontro as atribuições dos Conselhos”, destacou Cassyra Vuolo.
A ação busca estimular os Conselhos Municipais a acompanharem as etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo seu município, além de participarem de forma efetiva, defendendo os interesses da sociedade. “Nosso trabalho é estimular o exercício do controle social e nesse sentido, vem ao encontro as atribuições dos Conselhos”, explicou a secretaria da SAI. Um dos tópicos a serem discutidos é a criação de parcerias por parte dos conselhos e ainda a participação ativa deles nos processos de construção do Planejamento Estratégico que deve nortear as Peças Orçamentárias (PPA, LOA, LDO).
GESTÃO
O evento organizado pelo TCE também tem como foco a capacitação dos gestores municipais. Neste encontro, os secretários, coordenadores e chefes de divisão também receberão orientações sobre gestão pública de qualidade, transparência, entre outros temas.
Como prioridades, a oficina pretende estimular a participação de todos os envolvidos no processo de planejamento e gestão financeira do município, com o objetivo de elaborar um planejamento estratégico elencando demandas prioritárias a serem executadas a apontando as melhores estratégias para execução das metas.
De acordo com o prefeito Francis Maris, a administração pública não é diferente da privada, e demanda uma gestão transparente, ética e de qualidade, que priorize um planejamento eficiente com base no cumprimento de metas. De acordo com ele, a oficina é um momento importante para o município. “Precisamos estar em constante capacitação e aprendizagem para que possamos realizar um trabalho eficiente para a nossa população”, finalizou.
Confira abaixo a programação do evento:
Dia 1
8h - Apresentar o resultado do trabalho de 2012
9h - Identificar as demandas da sociedade
13h30 - Realinhar o plano tomando como base o plano de governo e as demandas da sociedade
Dia 2
7h30 - Definir metas 2013 e PPA
9h - Elaborar plano de ação
16h - Encaminhamentos para a próxima fase
17h - Encerramento pelo Senhor Prefeito