Marinha marca presença com Operação Cáceres 2013
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
02/03/2013 - 17:33
Começou no último dia 25 a Operação Cáceres 2013, que a Marinha do Brasil realiza todos os anos. É um operação militar que tem o objetivo de projetar a presença da Marinha em terra, coibindo todo tipo de ilícito e ainda atendendo a população ribeirinha-em caso de necessidade, através do Navio de Assistência Hospitalar(que em breve será revertido em Navio Hospital). O navio faz atendimentos médicos e odontológicos, e na operação é mais uma embarcação militar a compor a flotilha.
Sete das embarcações estão ancoradas na Baía de Cáceres, em frente a Agência Fluvial, e estarão abertas à visitação pública neste sábado a partir das 14 horas. No domingo, 15, também poderão ser visitadas. Outras duas embarcações estão ancoradas próximas a ponte sobre no rio Paraguai na BR-174, pois a altura das mesmas não permite que cheguem até a baía. Entre elas, está o monitor Parnaíba, o mais antigo da Marinha ainda em ação. Construído em 1937, ele foi utilizado durante a 2ª Guerra Mundial.
A flotilha sai de Cáceres na segunda-feira, 4,para a realização dos exercícios previstos, e retorna a Cáceres na sexta-feira. Depois, segue para a sua base Ladário/MS, ao 6º Distrito Naval. O comandante da operação, capitão-de-mar-e-guerra DANIEL Silvino Costa Nogueira, que comanda a Flotilha de MT , cuja área de atuação é a fronteira oeste, informou que a operação acontece todos os anos. Nesta, conta com 380 marinheiros (entre fuzileiros navais, marinheiros e intendentes), e com o apoio de 30 militares do Exército Brasileiro lotados no 2º Batalhão de Fronteira em Cáceres.
Há um mês, o 6º Distrito realizou uma outra operação em Cáceres, de treinamento de novos marinheiros, cuja meta, além de treinar os novos integrantes da corporação, foi marcar a presença da Marinha na região.
Os navios estão atracados na baía desde a quinta-feira,27, para limpeza e manutenção. Hoje pela manhã, foram retiradas cerca de 1,5 toneladas de lixo orgânico e não orgânico das embarcações. O lixo foi recolhido pelo serviço de coleta da prefeitura.