Temporada da pesca vai começar com cota zero
Por Jornal Oeste
28/02/2013 - 08:44
Os líderes partidários que estão debatendo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso mudanças na lei da pesca, não chegaram a um consenso e a temporada de pesca será aberta amanhã com os pescadores amadores proibidos de transportar o pescado que capturar. A informação é do vereador Tarcisio Paulino (PSB) de Cáceres, que esteve ontem em Cuiabá. Ele disse que os deputados protelaram a decisão para a próxima terça-feira, 5.
Até que haja mudanças na Lei, os profissionais não poderão usar anzol de galho e só podem transportar 100 quilos por semana. Além disso eles não poderão capturar pacus, pintados e cacharas acima da medida maxima estabelecida pela Lei.
Na tentativa de adequar a Lei às exigências dos pescadores, um grupo de deputados está propondo permitir ao pescador portador da carteira amadora, individualmente, capturar e transportar até 5 kg de pescado ou 1 exemplar de peixe, por um período de 2 anos. A partir do terceiro ano de vigência desta lei, ao portador da carteira de pescador amador fica permitido, somente, a modalidade de pesque e solte, não lhe sendo conferido o direito à cota de transporte, por prazo indeterminado.
Também estão propondo aumentar de 100 para 125 quilos por semana para pescador profissional e revogar os dispositivos que criam limite máxima para pacu, pintado e cachara e que veta o uso de anzol de galho.