Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres inicia mutirão de ultrassonografias para zerar fila de espera acumulada
Por Esdras Crepaldi
01/07/2025 - 12:50

Foto: divulgação

Com o compromisso de garantir acesso ágil aos serviços de saúde e eliminar a fila de espera por exames de imagem, a Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um mutirão de ultrassonografias para atender pacientes que aguardam exames acumulados.

A ação começou no sábado, dia 28 de junho, quando foram realizados 50 exames de diversos tipos, como ultrassonografia transvaginal (15), de abdômen total e doppler (34) e parede abdominal (01). Os atendimentos ocorreram na clínica SPA, por meio de parceria com o Consórcio Regional de Saúde, que disponibiliza dois prestadores, o Dr. Félix Alvarez e o Dr. Elton Montijo. O mutirão será contínuo, com atendimento também durante a semana e aos finais de semana.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique, a iniciativa faz parte de um esforço concentrado da gestão para melhorar a resolutividade e a qualidade dos serviços ofertados. “Nosso objetivo é acabar com a fila de espera e atender os pacientes que aguardam por exames essenciais para a continuidade dos seus tratamentos. Vamos priorizar uma regulação eficiente, que atue de forma humanizada e organizada”, afirmou.

A coordenadora da Regulação, Silvana Maria de Souza, explicou que o mutirão será ampliado também para outras especialidades. “Queremos zerar toda a demanda reprimida, não só de ultrassons, mas também de consultas e procedimentos. Já começamos a contatar os pacientes, mas muitos têm telefones desatualizados, o que dificulta o processo. Por isso, reforçamos a orientação para que todos procurem a unidade de saúde mais próxima para atualizar seus dados”, destacou Silvana.

A prefeita Eliene Liberato Dias parabenizou a iniciativa da Secretaria de Saúde e ressaltou que o foco da gestão é cuidar das pessoas. “Estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso para oferecer uma saúde mais eficiente, com menos espera e mais dignidade para os cacerenses. Essa ação representa o cuidado que temos com a população”, ressaltou.

A Secretaria reforça que os pacientes que tiverem exames pendentes e não forem localizados por telefone devem procurar a unidade de saúde de referência para atualização do cadastro no SUS e, se necessário, passar por nova avaliação médica para reemissão do pedido. “A meta da gestão é eliminar todas as demandas reprimidas ainda este ano, e iniciar 2025 com a fila zerada, atendendo a população com base na demanda atual”, concluiu Donatoni.

Carregando comentarios...