Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres conclui diagnóstico climático em parceria com o WRI Brasil
Por Esdras Crepaldi
03/07/2025 - 13:51

Foto: Ronivon Barros

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Cáceres recebeu, com satisfação, o expediente de agradecimento pela participação no projeto Municípios Preparados para Emergência Climática, uma iniciativa do WRI Brasil com apoio do Instituto Itaúsa.

Com a conclusão da primeira etapa, foi finalizado o diagnóstico climático do município, que identifica áreas críticas e avalia a capacidade local de adaptação às mudanças do clima. O estudo integra o Programa de Cidades do WRI Brasil e visa fortalecer a resiliência dos municípios frente a eventos extremos, promovendo o desenvolvimento sustentável, justiça social e gestão de riscos.

O diagnóstico abordou quatro principais ameaças, alagamentos, deslizamentos de terra, inundações e ondas de calor. Entre os materiais produzidos estão relatórios técnicos, mapas temáticos, base de dados geoespacial e a apresentação dos resultados.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Massahiro Kishi, o trabalho representa um avanço importante para a gestão ambiental e o planejamento urbano de Cáceres. “A integração entre gestão de riscos, adaptação climática e justiça social é essencial para responder aos desafios atuais”, destacou.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Dario Diego Senn, o material é técnico e estratégico, com potencial de apoiar as ações da Defesa Civil e o desenvolvimento urbano sustentável do município.

A construção do diagnóstico contou ainda com a participação de Glauber Figueiredo Romero, gerente de Fiscalização, Licenciamento e Educação Ambiental, e de Clebson de Almeida Gonçalves, coordenador Administrativo e da Defesa Civil.

A prefeita Eliene Liberato Dias foi reconhecida pela visão estratégica ao apoiar o projeto, que posiciona Cáceres na vanguarda da preparação para emergências climáticas. O município está entre os mais bem avaliados e pode ser um dos cinco selecionados para participar da próxima fase do projeto, prevista para ocorrer entre julho de 2025 e julho de 2026, quando serão desenvolvidas estratégias práticas de ação climática.

Acesse o material completo:
Link para download dos documentos

Carregando comentarios...

Artigos

E se não for burnout?

02/07/2025 - 18:30