A cidade de Cáceres conta agora com o reforço do motopatrulhamento tático da Polícia Militar, por meio do Batalhão Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas). A iniciativa faz parte do programa estadual “Tolerância Zero”, lançado pelo Governo de Mato Grosso para intensificar o enfrentamento à criminalidade em todas as regiões do estado.
A nova modalidade de patrulhamento tem como base o uso de motocicletas, o que permite maior agilidade no deslocamento em regiões de difícil acesso, como becos, áreas periféricas e bairros com maior incidência de ocorrências. O modelo já é usado com sucesso na capital, Cuiabá, e está em expansão pelo interior.
Em entrevista coletiva, oficiais da PM explicaram que Cáceres foi um dos municípios selecionados, ao lado de Tangará da Serra e Pontes e Lacerda, para receber inicialmente o efetivo capacitado. Ao todo, 10 policiais militares foram formados para atuar com o Raio na cidade.
“A intenção é replicar os resultados positivos que tivemos em Cuiabá. O marginal passa a pensar duas vezes antes de agir, porque sabe que o Raio chega rápido e entra onde outros veículos não entram”, destacou o comandante do Raio.
A implantação em Cáceres vem acompanhada de novas estratégias de inteligência, com a previsão de aquisição de novas motocicletas mais potentes, que irão substituir, gradualmente, as atuais XRE usadas nas rondas.
“Essas motos são um instrumento importante. Com elas, conseguimos maior mobilidade e resposta rápida. A sociedade é a maior beneficiada com esse policiamento mais ostensivo e presente”, completou o oficial.
Os agentes recém-formados já iniciaram as operações ainda nesta quarta-feira, poucos minutos após o encerramento do curso de capacitação. Eles atuarão, sobretudo, no combate ao tráfico de drogas, posse ilegal de armas de fogo, localização de foragidos da Justiça e outras ações táticas direcionadas.
De acordo com o comandante regional da PM em Cáceres, a operação do Raio é mais uma ferramenta estratégica no combate às facções criminosas e à violência urbana, oferecendo resposta mais rápida e eficiente.
“Nosso foco é gerar sensação de segurança para o cidadão de bem e deixar o criminoso inseguro. Vamos buscar entorpecentes, armas e criminosos foragidos. É uma equipe especializada pronta para atuar onde for necessário”, enfatizou.
A expansão do Raio pelo interior do estado é uma das diretrizes do governador Mauro Mendes para intensificar o policiamento ostensivo e reforçar o combate às organizações criminosas. As próximas regionais a receber o programa serão Barra do Garças e Sinop.