Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Inscrições para mutirão de reconhecimento de paternidade da DPEMT terminam na sexta-feira
Por Alexandre Guimarães
07/07/2025 - 20:18

Foto: DPMT

As inscrições para o mutirão de reconhecimento de paternidade “Meu Pai Tem Nome”, realizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), que incluem o exame de DNA, serão encerradas na próxima sexta-feira (11).

No caso dos pedidos que não necessitam do teste genético, as inscrições seguem até o dia 1º de agosto.

De acordo com a defensora pública Elianeth Nazário, coordenadora do mutirão em Cuiabá, é importante que os cidadãos incluam todos os telefones disponíveis no formulário de inscrição.

“Temos recebido muitos cadastros no Mutirão 'Meu Pai Tem Nome' sem o número de telefone ou com números que não recebem ligações e não têm WhatsApp, o que tem dificultado o agendamento e o envio de notícias para os inscritos “ revelou a defensora.


 

Inscrição – Para se inscrever no mutirão, os interessados devem preencher um formulário online. Clique aqui para acessar.

Caso o interessado tenha alguma dificuldade com o formulário digital, o agendamento pode ser feito pessoalmente nos nove Núcleos participantes: Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Nova Mutum, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Sinop, e Várzea Grande.

A coleta de exames de DNA vai acontecer nos dias 21 e 22 de julho. O chamado Dia D, quando ocorre a entrega dos resultados dos exames de DNA e a conciliação extrajudicial para reconhecimento voluntário de paternidade, vai ocorrer no dia 16 de agosto.

Podem participar da ação não apenas aqueles que vão buscar os resultados dos testes, mas todas as pessoas maiores de idade que desejam o reconhecimento da paternidade – civil, biológica ou afetiva.

Saiba mais – “Meu Pai Tem Nome” é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), promovida desde 2022, e defende que todo filho ou filha tem o direito de conhecer a identidade do pai e conviver com a família.

Desde outubro do ano passado, a DPEMT passou a oferecer exames de DNA gratuitos durante todo o ano para atender quem não tem condição de arcar com os custos, que variam entre R$ 400 e R$ 1.000 no mercado privado.

O teste é fundamental para casos de reconhecimento de paternidade, assegurando direitos de pensão alimentícia, herança, e até mesmo por questões de identidade – conhecer e conviver com os pais é um direito de todos os filhos.

Carregando comentarios...