Como forma de alertar e precaver a população sobre possível ataque de onça-pintada, na área urbana da cidade, o vereador Franco Valério (PSB), solicita da prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística de Cáceres. a instalação de placas de sinalização e advertência, nas imediações da Baia do Malheiros.
A indicação apresentada e aprovada, na sessão desta segunda-feira (7) se baseia em informações de moradores, que afirmam terem ouvido esturros e avistamento constante do animal, nas imediações da baia, localizada na área central da cidade, há menos de 500 metros da praça Barão do Rio Branco, um dos pontos mais movimentados da cidade.
“A nossa indicação, para instalação de placas de sinalização alertando sobre a presença do felino nas imediações da baia é uma medida urgente e necessária, até mesmo para evitar o risco de um possível ataque aos frequentadores do local.” justifica Franco Valério, assinalando que vários moradores confirmam terem avistado a onça nos últimos dias.
“Alguns moradores confirmam já terem avistado a onça, próximo à sede da Sematur, localizada nas imediações baia do Malheiros Há quem diga, inclusive, que são duas onças, o que leva a crer que seja um casal ou a mãe com um filhote” relata Franco.
Na indicação o vereador sugere que sejam estabelecidas parcerias com a Polícia Ambiental para reforçar a segurança na localidade, com a realização de fiscalização e monitoramento que possam prevenir incidentes com o animal.
Também sugeriu que sejam realizadas campanhas de conscientização e propagandas informativas nas redes sociais alertando sobre a presença da onça e orientando sobre os cuidados necessários.
“A ideia é orientar e população e ao mesmo tempo monitorar o animal e se possível tirar e leva-lo para a área do pantanal que é o seu habitat natural e consequentemente evitar possível acidentes”.
Não é a primeira vez que onças pintadas são avistadas nas imediações da Baia do Malheiros. Em anos anteriores, animais dessa espécie já foram vistas, fotografadas e até filmadas no local.
Em 2023, por exemplo, o aparecimento do felino nas margens da baia virou atração turística. Centenas de pessoas, se aglomeravam no muro do cais do porto nos finais da tarde para registrarem o fato.