Na tarde desta sexta-feira (04), a secretária municipal de Turismo e Cultura de Cáceres, Alessandra Castilho, e sua equipe técnica receberam representantes do SEBRAE/MT para uma reunião estratégica sobre a participação da instituição na 42ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe). Estiveram presentes o coordenador da agência do SEBRAE em Cáceres, Venycius Verssali, o analista técnico Douglas Lindote, o empresário Willian Marques, da Five Adventure, e o artista plástico e artesão Carlos Viana Costa, representante da Associação Pantaneira de Artesãos de Cáceres (APAC).
Durante o encontro, a secretária apresentou o projeto do FIPe 2025, destacando as inovações previstas na organização e no layout do evento. A reunião teve como foco principal o fortalecimento da parceria entre o município e o SEBRAE para qualificação e valorização dos empreendedores criativos que atuam nas áreas de artesanato e artes plásticas.
De acordo com Douglas Lindote, o SEBRAE/MT estuda a implementação de uma programação de capacitação prévia voltada aos expositores, com três oficinas formativas. Precificação de produtos, atendimento ao cliente e storytelling. A proposta visa profissionalizar os artistas e artesãos, melhorando a experiência do público e impulsionando a comercialização durante o festival.
O coordenador da agência do SEBRAE em Cáceres, Venycius Verssali, reforçou que a atuação da instituição no FIPe está alinhada à sua missão de promover o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, especialmente nos setores do turismo, do artesanato e das artes plásticas.
"Promover a cultura e impulsionar regiões com vocação para o turismo é uma das prioridades do SEBRAE/MT. Participar do FIPe é uma forma de colocar em prática esse propósito e de contribuir ativamente com o fortalecimento da economia local de maneira sustentável", declarou Verssali.
A secretária Alessandra Castilho ressaltou a importância da parceria com o SEBRAE, que, na edição anterior, contribuiu com a apresentação de roteiros turísticos e, agora, volta-se ao apoio às feiras de economia criativa.
“O SEBRAE sempre engrandece o FIPe. Este ano, estamos avançando para uma atuação ainda mais estratégica, com foco na qualificação dos expositores. Capacitar os artesãos e artistas em temas diretamente ligados à comercialização dos seus produtos é essencial para o sucesso deles e das feiras”, destacou a gestora.
Para o artista plástico e artesão Carlos Viana, o suporte técnico oferecido pelo SEBRAE representa um avanço significativo para os produtores culturais da região.
“Esse apoio é fundamental para que possamos nos posicionar melhor no mercado e ampliar nossas oportunidades de negócio durante o evento”, concluiu Viana.