Deputado Português parabeniza Mato Grosso e aponta avanços
Por assessoria
09/05/2012 - 17:51
Um Estado que tem o maior rebanho bovino do Brasil, produz quase todos os grãos e algodão exportados pelo país merece o reconhecimento de toda sociedade. A observação é deputado estadual Airton Português (PSD) ao falar dos 264 anos de emancipação de Mato Grosso, que se desmembrou da Capitania de São Paulo em 1748.
Na avaliação do deputado, o Estado, que é um dos mais prósperos na produção de grãos e gado de corte, tem tudo para se tornar mais pungente também nos setores industrial e de turismo.
Segundo o deputado, há perfeitamente como aliar as áreas produtivas de alimentos com o turismo. “Temos imensas regiões que despontam na agricultura e pecuária, mas também há outras que se sobrepõem nas belezas naturais como Nobres, Vila Bela, Jaciara, Juscimeira, Chapada dos Guimarães, entre outros municípios”.
Na avaliação do deputado - que atualmente está em licença - para o Estado chegar ao patamar de atrativo na área do turismo, seja ele contemplativo, de negócios, de pesca, o Governo tem de dar respaldo aos empresários e estes, por sua vez, devem dar a contrapartida em reduzir um pouco as tarifas de hospedagens.
Atualmente, explica o deputado, muitos empreendimentos cobram tarifas de hospedagem muito altas, que praticamente inviabiliza a vinda de turistas de outros estados. “Temos um grande potencial, que deixa de ser visto por causa de uma série de fatores que emperram o andamento desse negócio que rende milhões de dólares”, afirma.
No setor industrial também o Estado avançou muito. De acordo com o deputado, há várias indústrias já solidificadas e outras em expansão ou mesmo em construção. “Temos, por exemplo, indústria de cimento em implantação no Distrito da Guia. Na região Oeste foi instalado um consórcio para construção do primeiro aterro sanitário do Estado. Isso tudo é um avanço para nossa população”, disse Airton Português.
O deputado afirma que as produções agrícola e pecuária devem continuar em prosperidade, mas a busca por alternativas é bem-vinda, já que geram mais empregos diretos e indiretos e ainda contribuem com impostos.
NÚMEROS
O rebanho bovino de Mato Grosso é o maior do Brasil, com 29 milhões de cabeças. Há também superioridade em melhoramento genético dos animais.
A produção de soja também sobrepõe a dos demais estados. Dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) estimam que em 2012/2013 serão produzidas23.005.015 de toneladas do grão. “Enfim, temos todo potencial para continuarmos à frente, no futuro”, diz Airton Português.