Com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos torcedores em eventos esportivos, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) realiza, no dia 21 de agosto, às 8h, o evento “Cidadania em Campo: direitos, deveres e convivência no esporte”, na Escola Estadual Militar Dom Pedro II (Presidente Médici), em Cuiabá.
A ação marca o lançamento da cartilha “Torcida, fica esperta!”, desenvolvida pelo MPMT em colaboração com Nico & Lau Produções e Ric Milk Estúdio. A iniciativa é da 25ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá com apoio da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e do Estado Laico.
Voltado a estudantes do ensino médio, o evento contará com a apresentação teatral da cartilha pelos humoristas Nico e Lau, além de palestras que buscam fomentar uma cultura de paz, respeito e cidadania no ambiente esportivo. A proposta é contribuir para a segurança, o bem-estar e a convivência harmoniosa entre torcedores.
Além disso, a atividade pretende esclarecer aspectos legais do Estatuto do Torcedor e outras normas aplicáveis, reforçando o papel do cidadão na construção de um esporte mais justo e democrático. “Diante de episódios de violência, desrespeito, racismo e agressões contra mulheres nos estádios, e com base no trabalho do Juizado Especial do Torcedor, decidimos divulgar essa cartilha para que torcedores e torcedoras conheçam seus direitos e deveres”, afirmou o promotor de Justiça André Luís de Almeida.
Segundo o promotor, a cartilha reúne os principais pontos da Lei do Esporte, com linguagem acessível e abordagem leve, facilitada pela participação da dupla Nico e Lau. A primeira edição terá tiragem de 2 mil exemplares, que serão distribuídos no Ministério Público e em eventos esportivos na Arena Pantanal.