O trecho é uma importante rota para o escoamento da produção agrícola do nosso estado
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 310/2025, que prevê a estadualização da estrada vicinal que interliga as rodovias MT-343, MT-247 e MT-246/339, passando pelos municípios de Cáceres, Lambari D’Oeste e Barra do Bugres. A proposta é de coautoria do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) e tem Dr João (MDB) como autor.
O trecho, com extensão de 123,44 quilômetros, é considerado estratégico para a região, pois serve ao escoamento da produção agrícola e ao transporte escolar. Atualmente, a manutenção da via é responsabilidade dos municípios, mas, segundo Chico Guarnieri, as prefeituras enfrentam dificuldades financeiras para arcar com custos tão elevados.
O parlamentar defende que a estadualização é fundamental para garantir a trafegabilidade e a segurança da estrada, que é uma importante rota logística da região.
“Essa é uma via vital para a economia e para a população da região. Com a estadualização, teremos mais condições de garantir uma manutenção adequada e permanente”, destacou Guarnieri.
Reuniões
Essa demanda vem sendo acompanhada pelo parlamentar desde o início do seu mandato. Em março, Chico Guarnieri recebeu representantes da Associação Intermunicipal dos Beneficiários da Integração Logística Oeste-Sudoeste e garantiu comprometimento com a pauta.
Em maio, o deputado estadual liderou uma comitiva que foi até a prefeitura de Cáceres para apresentar o projeto de estadualização e defendeu que essa medida é importante para a redução dos custos de manutenção para as prefeituras e melhorando o escoamento da produção agrícola, pecuária e de calcário, setores essenciais para a economia local.
Já no final de junho, Chico Guarnieri levou uma outra comitiva, formada por parlamentares e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra) para uma visita a municípios da região do médio-norte e teve um encontro com representantes da Associação. Na oportunidade, o parlamentar reforçou aos representantes do governo estadual, a necessidade dessa estadualização.