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Projeto “Circolando em Cáceres” leva arte circense e inclusão à Escola Municipal Professora Isabel Campos
Por Esdras Crepaldi
15/08/2025 - 16:57

Foto: Ronivon Barros

A Escola Municipal Professora Isabel Campos foi contemplada com o projeto “Circolando em Cáceres: Oficinas de Arte Circense nas Escolas”, selecionado por meio do Edital de Chamamento da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Cáceres, com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal. A iniciativa foi idealizada por Gabriel Ferreira Santana, ex-aluno da unidade, que mantém um vínculo especial com a instituição e decidiu proporcionar essa experiência transformadora às crianças do ensino fundamental.

As oficinas de arte circense, integraram atividades que promoveram a expressão artística, a interação social, a inclusão e o desenvolvimento psicomotor dos estudantes. Por meio de práticas como palhaçaria, teatro de improviso, acrobacias e outras linguagens do circo, os alunos vivenciaram um aprendizado lúdico que estimula criatividade, autoestima, cooperação e respeito.

A diretora da escola, Luciana Lucena, destacou que a proposta contribuiu para ampliar a visão dos estudantes sobre cultura e arte.

“Uma coisa é a criança assistir a um espetáculo de circo, outra é entender como ele funciona e ter a oportunidade de vivenciar cada detalhe. O projeto trouxe conhecimento, alegria e novas habilidades, além de fortalecer a interação e o trabalho em equipe dentro da nossa comunidade escolar”, afirmou Lucena.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, reforçou que a gestão municipal está aberta a parcerias que elevem a qualidade do ensino.

“Projetos como este mostram que a educação vai muito além da sala de aula. A arte é um instrumento pedagógico poderoso, capaz de transformar vidas e ampliar horizontes. Apoiar iniciativas como o Circolando em Cáceres é investir no futuro das nossas crianças”, ressaltou.

O projeto também evidenciou o compromisso da prefeita Eliene Liberato Dias, em criar um ambiente escolar que valorize a diversidade cultural e incentive práticas pedagógicas inovadoras. “A união entre arte e educação fortalece a formação integral dos estudantes e reafirma o papel da escola como espaço de aprendizado, cidadania e inclusão social”, concluiu Liberato.

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