Alimentação de qualidade melhora a educação municipal e faz a diferença na vida de crianças
A alimentação escolar oferecida aos alunos da rede municipal de Cáceres é reconhecida como um dos grandes diferenciais da educação no município. Mais do que garantir a segurança alimentar, ela contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, melhora o desempenho escolar, combate a fome e incentiva a formação de hábitos saudáveis. Outro ponto de destaque é a valorização da agricultura familiar local e a atenção especial a alunos com restrições alimentares e alergias, assegurando inclusão e bem-estar.
Com investimentos contínuos na melhoria da qualidade de ensino, a Prefeitura de Cáceres faz da merenda escolar uma política prioritária, voltada para o fortalecimento humano e intelectual de cerca de 9,6 mil estudantes da rede municipal.
Na manhã desta sexta-feira (29), o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, visitou algumas unidades e mais uma vez constatou a excelência dos alimentos servidos. Ele reforça que um cardápio nutritivo, com alimentos frescos, verduras da agricultura familiar, frutas da estação e refeições adaptadas para crianças com necessidades específicas tornam a merenda escolar de Cáceres um exemplo de qualidade que contribui para que a educação do município seja referência na região. “Até o momento, foram investidos R$ 1.230.838,00, sendo 100% dos recursos destinados à compra de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a valorização cultural, a economia local e garantindo alimentos frescos e de qualidade para os estudantes”, anunciou Piovesan.
A nutricionista responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, Elianne Arruda Pires, destacou a importância dessa política pública para a saúde infantil.
“Quando uma criança recebe desde cedo uma alimentação nutritiva e aprende a saborear alimentos com menos açúcares e conservantes, seu desenvolvimento cognitivo é melhor. Além disso, a imunidade fica fortalecida, reduzindo a propensão a doenças”, avalia.
Ela conta que atualmente, são preparadas e ofertadas diariamente aproximadamente 25.050 refeições, seguindo cardápios elaborados pela equipe técnica de nutricionistas. “São 40 cardápios diferentes, que contemplam as especificidades individuais de restrições alimentares, assegurando o equilíbrio nutricional necessário, com a inclusão dos macronutrientes essenciais (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes, garantidos pelos produtos frescos e diversificados da agricultura familiar, como verduras, frutas, legumes, polpas de frutas, biscoitos e pães elaborados com cumbaru e babaçu, além de ovos caipiras. Os produtos são entregues por meio da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares Flor de Ipê, da Cooperativa Agropecuária de Produtores da Agricultura Familiar (Coopfami), da Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP) e da produtora Clarísneide Gonçalves Silva.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, o resultado é fruto de uma gestão comprometida e de uma equipe dedicada.
“O cardápio é elaborado de acordo com a produção local, valorizando o homem do campo, a nossa cultura e gerando renda dentro do próprio município. Quero parabenizar toda a equipe que trabalha muito para tornar a educação pública referência. Hoje, Cáceres já é exemplo em merenda escolar no Estado de Mato Grosso, alcançando cerca de 90% de compra de alimentos naturais da Agricultura Familiar”, concluiu Eliene.