Em um avanço significativo para o atendimento de urgência no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF) firmaram um termo de cooperação para o fornecimento de hemocomponentes. A parceria garante que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cáceres tenha acesso rápido a bolsas de sangue e seus derivados, fundamentais para salvar vidas.
O acordo foi pensado especialmente para pacientes com patologias que necessitam de transfusão imediata. Agora, esses atendimentos poderão ser realizados diretamente na UPA, melhorando a condição clínica dos pacientes e aumentando as chances de recuperação, mesmo antes da liberação de vagas pela central de regulação. A agilidade representa um passo decisivo para garantir tratamento eficaz em momentos críticos.
A iniciativa é fruto do esforço conjunto da equipe de saúde do município. A coordenação da UPA, sob a liderança de Ana Paula da Costa Batista, o responsável técnico, Emerson Marques do Amaral, e o apoio do secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, foram fundamentais para a concretização do projeto.
“Essa conquista é resultado de muito diálogo e cooperação. Nosso objetivo é salvar vidas e oferecer à população de Cáceres um atendimento cada vez mais resolutivo”, destacou o secretário Dontoni.
A SMS também agradeceu a parceria do diretor do HRCAF, Wellington Alessandro Dolce, e da enfermeira Micheline Tavares, responsável pela UCT (Unidade de Coleta e Transfusão), cujo apoio foi decisivo para a formalização do acordo.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, a conquista representa mais um avanço na saúde pública do município.
“Estamos fortalecendo a rede de urgência e emergência de Cáceres, garantindo mais segurança e qualidade no atendimento aos nossos cidadãos”, afirmou.