Os alunos Analy Vitória Tavares Ortiz, Jorge Corrêa Hermosa e José Henrique de Paula Chimello, todos de 16 anos e do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, se sagraram campeões brasileiros na 71ª Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ).
A equipe cacerense alcançou a marca de 241,4 metros na categoria Foguete de Multiestágio – Nível 6, superando o mínimo de 200 metros exigidos para o título de campeão. O evento, que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), reuniu estudantes de todo o país em quatro dias de atividades que incluíram lançamentos, oficinas e palestras.
Para chegar à conquista nacional, os jovens já vinham acumulando resultados expressivos, medalha de prata na etapa nacional do Foguete Nível 4 (vinagre e bicarbonato de sódio). Campeões da 1ª Olimpíada Escolar Cacerense de Lançamento de Foguetes, e, campeões da VI Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes, também no Nível 6 (multiestágio).
A participação foi acompanhada pelo professor de Física e líder da equipe, Cleiton Caique Ferreira, e pela coordenadora Luzia Pinto de Araújo.
O êxito dos estudantes contou com o apoio da própria escola, que arcou com os custos da viagem, e com colaborações pontuais por empresas, instituições locais e pessoas, como Juba Supermercado, Senai Cáceres, Polícia Ambiental, Stihl Agrosa, Tornearia Vitória, LL Radiador, Solar Coca-Cola Cáceres e o vereador Negação, além de familiares e amigos.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, parabenizou os alunos pela conquista.
“Esse é um feito inédito que orgulha toda a nossa cidade. É um exemplo da força da educação e do talento dos nossos jovens. Parabéns a cada um dos envolvidos nessa vitória.”
A Jornada de Foguetes é voltada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio que atingem marcas mínimas de alcance (100 metros em média) em suas escolas e são convidados para a etapa nacional. O objetivo é estimular a criatividade, o trabalho em equipe, o aprendizado prático e a valorização da ciência e da tecnologia, preparando jovens talentos para desafios futuros.
O professor Cleiton avaliou que com esse título inédito, os alunos da Escola Estadual Militar Tiradentes colocam Cáceres no mapa nacional da ciência estudantil e demonstram o potencial da juventude mato-grossense na busca por conhecimento e inovação.