Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Estudantes de Cáceres transformam afeto em arte para comemorar datas especiais na escola
Por Laís Soares
17/10/2025 - 14:08

Foto: Secom MT

Batizado de “Criando com Afeto”, projeto envolveu o planejamento e a confecção de lembranças artesanais

 

Os corredores da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Demétrio Costa Pereira, em Cáceres, ganharam novas cores e significados neste mês de outubro. A iniciativa partiu dos estudantes do Ensino Médio, que transformaram os aprendizados do componente Projeto de Vida,  em gestos concretos de afeto e gratidão.

O Projeto de Vida tem como objetivo desenvolver a identidade, os valores e os propósitos dos estudantes. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) adota essa abordagem para promover uma educação mais humana, significativa e conectada ao cotidiano escolar.

Batizado de “Criando com Afeto: Pulseiras e Chaveiros como Gestos de Gratidão”, o projeto envolveu o planejamento e a confecção de lembranças artesanais para dois grupos especiais da comunidade escolar: as crianças e os professores e servidores públicos.

Sob orientação da professora Rosemeyre Pinheiro de Oliveira, os estudantes criaram pulseiras de miçangas personalizadas, com nomes, cores e pequenas mensagens, para presentear os colegas do 6º ano do Ensino Fundamental em comemoração ao Dia das Crianças.

Já os chaveiros, preparados para o Dia do Servidor Público (28 de outubro), foram entregues aos funcionários da escola com mensagens de carinho escritas à mão — uma forma de reconhecer o trabalho e o cuidado diário de cada profissional.

“A ideia foi levá-los a colocar em prática valores como solidariedade, reconhecimento e gentileza dentro da comunidade escolar”, explicou a professora Rosemeyre. Segundo ela, os estudantes puderam aprender que pequenos gestos podem gerar grandes mudanças. Essa é a essência do projeto: formar cidadãos conscientes, afetivos e ativos.

Mais do que uma atividade manual, para ela, a proposta estimulou a empatia, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil, fortalecendo os vínculos entre estudantes, professores e funcionários.

Projeto de Vida

No Novo Ensino Médio, o Projeto de Vida é considerado parte integrante dos Itinerários Formativos. Ou seja, não é uma disciplina isolada tradicional, mas um eixo estruturante que atravessa as áreas de conhecimento e dá sentido às escolhas do estudante.

Já no Ensino Fundamental, pode ser trabalhado como componente da área de Formação Integral, geralmente dentro da disciplina de Educação Socioemocional ou de forma transversal, não como itinerário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...