Novas turmas de Enfermagem e Análises Clínicas serão ofertadas em parceria com a SEDUC em seis escolas estaduais de Cáceres a partir de 2026
A Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres (ETEC Cáceres), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), está com inscrições abertas para os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, com início no ano letivo de 2026.
Entre os dias 23 e 29 de outubro, os estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental em 2025 e que estudam nas escolas onde os cursos serão oferecidos poderão solicitar a matrícula para o ensino técnico diretamente nas secretarias das escolas, garantindo prioridade aos alunos da própria instituição.
A partir de 29 de outubro até 7 de novembro, as matrículas estarão abertas para estudantes de outras escolas, que poderão realizar o processo online, pelo portal Matrícula WEB da SEDUC. Essa organização amplia o acesso, permitindo que jovens de toda a cidade ou de outras instituições possam se inscrever nos cursos técnicos.
Os cursos têm duração de três anos, desenvolvidos de forma paralela ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Dessa forma, os alunos concluem simultaneamente a formação geral e a qualificação técnica, adquirindo conhecimento teórico e experiência prática desde o início da formação profissional.
Leia Também: CAIXA INICIA PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA E AUXÍLIO GÁS NESTA SEGUNDA-FEIRA (16)
Serão ofertadas vagas para os cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Informática, Técnico em Agropecuária e Técnico em Agricultura realizados em parceria entre a SECITECI e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). As turmas funcionarão nas seguintes escolas estaduais de Cáceres: Prof.ª Ana Maria das Graças de Souza Noronha, Frei Ambrósio, Onze de Março, Escola 12 de Outubro, Escola Militar Tiradentes Prof. Natalino Ferreira Mendes e Escola Estadual São Luiz.
O diretor da ETEC Cáceres, Douglas Castrillon Jr., destaca que essa expansão marca uma nova fase da instituição e faz parte de um plano estratégico para estar presente em todos os municípios da região Oeste de Mato Grosso.
“Começamos com os cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Saúde Bucal e Farmácia na Escola Estadual São Luiz, e agora expandimos para outras escolas de Cáceres. Essa estratégia garante que mais jovens tenham acesso à educação técnica de qualidade, oferecendo oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal”, afirmou o diretor.
Leia Também: Sema MT suspende visitação pública no Morro de Santo AntônioDouglas Castrillon Jr. também ressalta a importância do ensino técnico concomitante como política nacional de valorização da educação profissional, que alia teoria e prática, preparando o estudante para o mercado de trabalho e para o ensino superior.
“O ensino técnico concomitante oferece aos alunos uma formação completa, integrando teoria, prática e cidadania. É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional que contribui para o desenvolvimento da nossa região”, completou.
A expansão dos cursos busca ampliar o acesso dos jovens aos cursos técnicos, fortalecendo a educação profissional e tecnológica no Estado de Mato Grosso, sendo uma iniciativa Governador Mauro Mendes, do Vice-Governador Otaviano Pivetta, com articulação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Allan Kardec e do deputado da Região Oeste, Deputado Estadual Valmir Moretto.
Os interessados devem procurar a direção das escolas participantes ou acessar o portal https://matricula.seduc.mt.gov.br para obter informações sobre as inscrições e os critérios de seleção.