O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (29), para fazer um alerta sobre os transtornos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Pontes e Lacerda nas primeiras horas do dia. Segundo o parlamentar, diversas famílias foram afetadas, com prejuízos materiais e danos em imóveis e comércios.
Moretto relatou que recebeu vídeos e ligações de moradores desesperados, como um proprietário de oficina que teve o estabelecimento invadido pela água. Ele afirmou ter encaminhado imediatamente o material ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cobrando providências para a travessia urbana que segue causando alagamentos na região central da cidade.
“Fomos surpreendidos com uma grande chuva, que causou alagamentos e muitos prejuízos. Pessoas perderam carros, ferramentas, mercadorias. Eu já encaminhei os vídeos ao DNIT para que possa ser tomada uma atitude naquela travessia urbana, porque é fundamental que paremos de ter esse prejuízo a cada temporal”, destacou.
O deputado reforçou que as mudanças climáticas têm provocado períodos irregulares de seca e chuvas com volume muito acima do normal, o que exige planejamento e infraestrutura adequada para escoamento da água.
“Nós precisamos organizar o sistema de drenagem profunda. Não dá para continuar com apenas canalização superficial. Cada chuva que ultrapassar 100 mm vai continuar trazendo prejuízo. É preciso um novo projeto, com estudo técnico, geográfico e dimensionamento correto, para que a água seja redistribuída e não invada casas e comércios”, defendeu.
Moretto colocou seu mandato à disposição da Prefeitura Municipal para apoiar a elaboração e busca de recursos para a execução de uma obra definitiva de drenagem e melhorias urbanas.
“Estou pronto para ajudar. Assim que o projeto estiver concluído, vou ao governador Mauro Mendes, ao vice Otaviano Pivetta e ao secretário Marcelo de Oliveira buscar os investimentos necessários. Pontes e Lacerda é a minha cidade e merece uma solução definitiva”, concluiu o parlamentar.
O deputado reforçou solidariedade às famílias afetadas e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento e segurança urbana da região oeste.