A Câmara Municipal de Cáceres realizou, na noite de segunda-feira (01.12), uma sessão solene marcada por emocionantes homenagens a indivíduos e instituições que, com seu trabalho e dedicação, têm feito a diferença na comunidade cacerense. A cerimônia foi palco para a entrega de Diplomas de Ordem do Mérito, Títulos de Cidadão Cacerense e Moções de Aplausos a autoridades políticas, militares e do judiciário, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Entre os agraciados da noite, a deputada estadual Janaína Riva foi honrada com o Título de Cidadã Cacerense. Na justificativa do título consta que a deputada é uma grande defensora do municipalismo, dos servidores públicos, das mulheres, das minorias, além de atuar fortemente em pautas ligadas à saúde e à educação.
“Quero agradecer essa linda homenagem a todos cearenses. Dizer a vocês que é uma grande responsabilidade receber um título de cidadã”, discursou na tribuna Janaina.


SEM FRONTEIRA
O projeto Expedição Sem Fronteiras, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), que leva serviços judiciários a comunidades carentes e mais afastadas do centro da cidade, também foi um dos destaques da noite, recebendo Moção de Aplausos. O promotor de justiça Saulo Martins representou os idealizadores e líderes da iniciativa ao receber a homenagem.
Além do promotor, foram homenageados pelo projeto o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira e os juízes José Antônio Bezerra Filho e José Eduardo Mariano.


PROERD
Os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do Comando do 6º Batalhão da Polícia Militar, foram igualmente agraciados com Moções de Aplausos, em reconhecimento ao valioso trabalho de conscientização que desenvolvem junto às crianças e adolescentes de Cáceres.

SEGURANÇA PÚBLICA
A Câmara também prestou homenagem ao Major Cleber Ferreira, da Polícia Militar, com o Diploma de Ordem do Mérito. A honraria foi concedida em virtude de sua atuação exemplar em missões de combate e controle de facções criminosas em Cáceres ao longo dos anos.
A equipe do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) em Cáceres também recebeu o Diploma de Ordem do Mérito. A homenagem celebrou a exitosa operação que neutralizou 18 criminosos do "novo cangaço" em 2023, na cidade de Confresa. Representando a equipe, foram condecorados os militares 3º Sargento Daniel Tavares, Tenente Coronel Manoel Bugalho Neto e os soldados da PM Emerson da Silva e Gilson de Souza.
Outro destaque da noite foi o delegado regional da Polícia Civil em Cáceres, Higo de Oliveira, também agraciado com o Diploma de Ordem do Mérito. O delegado foi reconhecido por sua liderança e apoio em diversas operações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas na cidade e região.


PALAVRA DO PRESIDENTE
Ao final da solenidade, o presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB), autor das homenagens aprovadas pelo legislativo, reforçou a importância do papel institucional do legislativo em reconhecer e valorizar aqueles que contribuem significativamente para o desenvolvimento e bem-estar de Cáceres.
"Hoje esta Casa de Leis cumpriu seu papel de reconhecer o mérito, a dedicação e o compromisso daqueles que fazem a diferença no dia a dia da nossa cidade. Cada honraria essa noite carrega o respeito e a admiração do povo cacerense", declarou o parlamentar.
Também participaram da cerimônia a vereadora Elis Enfermeira (PL) e o vereador Pacheco Cabeleireiro (PP).
A sessão solene também contou com desfile cívico-militar da Escola Estadual Militar Tiradentes Prof. Natalino Ferreira Mendes, além de uma apresentação cultural do grupo Raízes, do Projeto de Dança Eduart, com alunos da Escola Estadual Ana Maria.



