O compromisso com a inclusão social e o incentivo ao esporte ganhou mais um capítulo importante em Cáceres. O Grupo Juba patrocinou a jovem atleta Rebeca Campos Lugo Marin, de 17 anos, para participar da 8ª Corrida do Fórum, realizada no último sábado (29/11), e também garantiu apoio para outras três competições que acontecerão entre dezembro e janeiro.
Rebeca, que é cadeirante e compete na categoria PCD feminino, conquistou o primeiro lugar na prova realizada no Fórum, celebrando mais uma vitória em sua trajetória esportiva iniciada em 2019. Sempre ao seu lado está o pai e treinador, Alexandre Marin, professor de Educação Física do Projeto Cohab Nova Areia e Suor e Guarda Patrimonial Municipal da Prefeitura de Cáceres. Juntos, eles acumulam histórias de superação e inspiram quem acompanha as provas de rua no estado.
Alexandre agradeceu o apoio recebido pelo Grupo Juba, especialmente ao empresário Manuel Jorge Ribeiro e à gerente de Projetos Estratégicos, Eloá Lucchesi Ribeiro. Para ele, o patrocínio representa muito mais que auxílio financeiro, é um gesto de reconhecimento e esperança. “Quero agradecer ao Juba, à Eloá, ao Manuel Português, por proporcionarem tudo isso na vida da minha filha Rebeca. Ficamos muito felizes. Minha filha é especial, cadeirante, corre desde 2019, e agora vamos representar o Juba nas provas que acontecem em dezembro e janeiro. Só tenho a agradecer. Que Deus abençoe a vida deles”, disse Alexandre, emocionado.
Para Eloá Lucchesi Ribeiro, o incentivo ao esporte reforça valores essenciais do Grupo Juba. “O esporte tem um papel fundamental na inclusão social. Patrocinamos a Rebeca com recursos e uniformes para que ela pudesse participar das provas, e fazemos isso com alegria. Ela é um exemplo de representatividade e inspiração para outras pessoas com deficiência”, destacou Eloá.
A trajetória de Rebeca e Alexandre já é amplamente reconhecida em Cáceres e em todo Mato Grosso. Em 2025, o município instituiu, por meio do Projeto de Lei 08/25, o Programa Municipal de Promoção e Incentivo ao Esporte Adaptado — Lei Rebeca Campos Lugo Marin, que leva o nome da atleta. A legislação busca incentivar a prática esportiva por pessoas com deficiência, promovendo saúde, bem-estar e inclusão.