Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em raro caso, avião bimotor Baron perde hélice em pleno voo e faz pouso em Cáceres
Por aeroin.net
23/01/2026 - 09:01

Foto: reprodução

Uma aeronave Beechcraft G58 Baron precisou fazer um pouso de emergência após a hélice se desprender do motor durante o voo no Mato Grosso.

A aeronave de matrícula PS-GMF, fabricada em 2017 e importada no ano passado para o Brasil, realizava um voo no estado do Centro-Oeste brasileiro, quando o conjunto de hélices do motor direito se desprendeu do avião durante o voo de cruzeiro.

Uma das hélices chegou a atingir a porta do lado direito da cabine, mas não transfixiou a fuselagem. Apesar do susto no momento do ocorrido, os pilotos conseguiram manter o Baron em voo reto e nivelado e realizaram um pouso na cidade de Cáceres, no interior do Mato Grosso.

Em solo, foi possível visualizar os danos causados, com grandes marcas de vazamento de óleo pela asa, além de, aparentemente, alguns parafusos faltantes na parte que conecta o cubo da hélice ao motor Continental IO-550-C, de 300 cavalos de potência. Veja todos os detalhes no vídeo abaixo gravado pelos pilotos da aeronave:

Casos de perda de hélice em voo são extremamente raros, especialmente com aeronaves com grande histórico de confiança como é o caso do Baron, um dos mais renomados bimotores a pistão do mercado.

 

 

Carregando comentarios...