Com foco no enfrentamento às facções criminosas e retirada de integrantes e apoiadores da rede logística do crime, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (4.2), a Operação Entreposto, para cumprimento de mandados de busca e apreensão em Cáceres.
Um homem, responsável por uma distribuidora localizada em um ponto estratégico da cidade foi preso em flagrante por tráfico de drogas posse ilegal de arma de fogo e munições.
A operação foi deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Cáceres e contou com apoio das equipes da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Canilfron e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Durante as buscas no interior do estabelecimento, os policiais apreenderam munições, reforçando os indícios de atuação criminosa. Diante da suspeita de que o investigado teria dispensado a arma de fogo nos fundos do imóvel, a equipe deu continuidade às buscas, realizando varredura na área adjacente, localizando e apreendendo o armamento em um terreno situado atrás da residência.
Na mesma ocasião, foram apreendidas porções de drogas já fracionadas e prontas para a comercialização, evidenciando a prática do tráfico.
O delegado Mauro Apoitia, coordenador da operação, ressaltou que a Polícia Civil tem atuado firmemente no enfrentamento às facções criminosas, sendo uma das principais frentes de investigação e ação da delegacia. “Enquanto estiver ocorrendo crimes graves no município de Cáceres, especialmente homicídios, todos que possuem vínculos com facções serão identificados e responsabilizados pelos atos praticados”, disse o delegado.
Operação Entreposto
A operação tem como objetivo desarticular a base de apoio das facções criminosas, atingindo pontos de armazenamento, distribuição e financiamento ilícito, bem como retirar de circulações pessoas diretamente ligadas à logística do crime.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.
Denúncias
A colaboração da sociedade é fundamental para o sucesso das investigações. Denúncias anônimas permitem identificar pontos de apoio, rotas e integrantes de organizações criminosas, ampliando a eficácia das ações policiais.
As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa pelo Disque 197 ou diretamente nas unidades da Polícia Civil.