Chapas disputam comando da Famato; eleição em maio
Por Midia News
01/04/2013 - 11:35
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, e o ex-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, disputam no dia 16 de maio a direção da entidade para o triênio 2013-2016.
Com propostas similares de fortalecimento do agronegócio, ambos afirmam ter a maioria dos 86 votos dos presidentes dos sindicatos do Estado, únicos com poder de participação no pleito. No total, cada chapa é composta por 28 membros, todos atuais presidentes ou ex-presidentes sindicalistas.
“A disputa será pelos 30 votos dos sindicatos que não estão nas chapas, o que fará da eleição uma disputa acirrada. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas trabalho nunca nos assustou”, afirmou Galvan.
Para o candidato, a meta é modernizar o sistema Famato, tema que segundo ele não foi priorizado na gestão de Rui Prado.
“Nosso objetivo é integrar realmente a agricultura e a pecuária. Existe um clamor para que as entidades ligadas aos dois setores sejam representadas. É preciso que haja o fortalecimento delas, já que atualmente existe uma defasagem de mão de obra nos dois setores, o que prejudica o plantio, por exemplo. É nesse sentido que precisamos da modernização do setor. Com certeza vamos ganhar pelo motivo único de trazer benefícios”, completou.
Rui Prado negou que a integração dos dois setores não esteja acontecendo e refutou a suposta falta de modernização em sua gestão.
“Fizemos e continuamos fazendo um trabalho forte, percebemos que a pecuária e a agricultura tem se desenvolvido. Hoje a Famato possui uma representação que extrapola Mato Grosso, ela é uma entidade reconhecida nacionalmente por todos e por isso mesmo sairemos vitoriosos na eleição. Nosso principal foco desta vez é o fortalecimento de todos os sindicatos”, disse.
De acordo com Prado, a certeza de se reeleger é justificada também pela formação da chapa. “Nosso grupo está dividido por atividade proporcionalmente por pecuaristas e agricultores e temos divisão regional também. É uma chapa pura, onde todos que estão nela sempre participaram ativamente do setor”, completou.
Ilegalidade
Além da disputa acirrada pelos votos, Antônio Galvan também defendeu na semana passada a impugnação da candidatura de Rui Prado.
De acordo com ele, o atual presidente não poderia concorrer por ter assumido o cargo por duas vezes seguidas, sendo a primeira em 2008, no lugar do deputado federal Homero Pereira (PSD).
Prado, no entanto, refutou a suposta ilegalidade proposta pelo adversário.
“Nós fizemos uma mudança no estatuto quando assumimos no lugar do Homero, então não há ilegalidade alguma. Seguimos o modelo de associação como é na Aprosoja, Ampa ou Acrimat”, explicou.
A Famato
Criada há 46 anos o Sistema Famato envolve mais de 25 mil produtores rurais, representados regionalmente por 86 sindicatos rurais.
A eleição será realizada no dia 14 de maio e a posse será no dia 17 de junho.
Com uma receita anual de R$ 7 milhões, caberá ao novo presidente administrar as demandas da agricultura e pecuária e ter capacidade para agregar os interesses das duas áreas responsáveis por impulsionar a economia de Mato Grosso.
Confira a formação das duas chapas, com os principais representantes:
Chapa 1 – “Integrando a Agricultura e Pecuária”
Presidente – Antonio Galvan
1º Vice-Presidente – Jorge Pires de Miranda
2º Vice-Presidente – Mário Wolf Filho
Vice-Presidente Região I – Orlando Vieira de Figueiredo Silva (suplente: Ivan Moreno de Jesus)
Vice-Presidente Região II – Altemar Kroling (suplente: David Brescansin)
Vice-Presidente Região III – Caio Pio da Silva Campos (suplente: Luciano Coelho Barbosa)
Vice-Presidente Região VI – Neldo Egon Weirich (suplente: Rodrigo Beduschi)
Vice-Presidente Região V – Francisco Olavo Pugliesi de Castro (suplente: Jones Antonio Pagno)
Chapa 2 – “Sindicato+Forte”
Presidente – Rui Prado
1º Vice-Presidente – Normando Corral
2º Vice-Presidente – George Diogo Basilio
Vice-Presidente Região I – Arnaldo de Campos (suplente: Maurildo Daniel Lauro)
Vice-Presidente Região II – Silvésio de Oliveira (suplente: Gilmar Dell’Osbel)
Vice-Presidente Região III – Alessandro Casado da Silva (suplente: Marcio Paes da Silva de Lacerda)
Vice-Presidente Região IV – Marcos da Rosa (suplente: Edio Brunetta)
Vice-Presidente Região V – Jeovah Feliciano de Souza (suplente: Jackson Marlon Niedermeier)