Estradeiro Aprosoja começa hoje e percorre a região buscando alternativas de escoamento de produção
Por Ascom Aprosoja, Dário de Cáceres e Jornal Oeste
02/05/2013 - 15:18
Chega hoje à Cáceres a Expedição Estradeiro Aprosoja, uma iniciativa da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso. Amanhã, 3, a partir das 8h, o grupo visitará o Porto de Santo Antônio das Lendas a 68 quilômetros do centro da cidade as margens do rio Paraguai, km zero da BR 174.
Ao meio dia o grupo será homenageado com um almoço no Sindicato Rural.
Depois seguirá para Mirassol D’Oeste, Quatro Marcos, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e terminará em Tangará da Serra.
A participação no Estradeiro Aprosoja é aberta a todos os produtores rurais, componentes da Cadeia do agronegócio e demais entidades interessadas.
A iniciativa será feita em parceria com o Movimento Pró-logística de MT e tem o apoio do governo do Estado, Secretaria de Meio Ambiente, Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso e Associação Pró-hidrovia de Cáceres.
A Expedição Santo Antônio das Lendas foi fomentada pelo núcleo de Tangará da Serra, que sente grande necessidade em visitar o local das futuras instalações do porto localizado na fazenda Santo Antônio das Lendas, a fim de cobrar aos órgãos responsáveis mais agilidade nos processos que estão em andamento.
O Estradeiro Aprosoja é um programa que consiste em percorrer em caravana as principais rotas de escoamento do Estado, atuais e em obras, visando verificar in loco a situação de infra-estrutura que impactam na logística de Mato Grosso, tais como rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.
O Movimento Pró-logística de Mato Grosso tem como missão articular junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a implantação e manutenção de obras rodoviárias, ferroviárias, hidroviárias e portos que possibilitem redução de custos para o setor produtivo e a comunidade em geral.
PROGRAMAÇÃO
02/05 - Quinta–Feira
Deslocamento livre para Santo Antonio das Lendas./Cáceres.
03/05 ‐ Sexta‐Feira
Início 08:00 – Fazenda Santo Antonio das Lendas
Visita: Futuro Terminal Fluvial de Santo Antônio das Lendas
Almoço – Cáceres (Sindicato Rural)
Pernoite – Reserva do Cabaçal
04/05 ‐ Sábado
07:00 – Saída da Reserva do Cabaçal
Almoço – Sindicato Rural de Tangará da Serra
Término Estradeiro/Expedição
Expedição Santo Antônio das Lendas vai percorrer duas rotas até o rio Paraguai, em Cáceres, a partir desta quinta (02). De acordo com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, a viagem vai mostrar a importância desta rota para melhorar a logística de Mato Grosso. “Esta é mais um caminho pelo qual podemos escoar a safra do estado e queremos dar visibilidade a ele. A hidrovia já existe e está há poucos quilômetros da capital. É algo extraordinário para Mato Grosso”, salientou.
A saída acontece em Diamantino, onde na quinta pela manhã será realizado o Simpósio do Movimento Pró-Logística. A intenção é apresentar aos produtores rurais da região, autoridades e demais interessados como é a logística da região e a importância desta rota. “Na região de Diamantino temos o pior preço da soja do mundo”, disse o diretor da Aprosoja, Roger Augusto Rodrigues.
Segundo ele, é muito caro mandar o produtor para o Sul (portos de Paranaguá e Santos) e, escoando para Santarém, os preços oscilam bastante. “A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), em Lucas do Rio Verde, será uma boa solução, mas não se compara a uma hidrovia que temos a cerca de 300 quilômetros daqui. É a melhor logística”, afirmou.
Na sexta (03), a expedição chegará à Fazenda Santo Antônio das Lendas. Lá será construído o Terminal Fluvial de Santo Antônio das Lendas, que poderá desafogar a logística mato-grossense. A comitiva da Aprosoja se encontrará com autoridades e representantes de empresas que têm interesse em investir na região. A intenção é a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para que as indústrias tenham isenções que as façam trabalhar com preços bastante competitivos e, por consequência, gerem empregos e renda para a região.
“Acreditamos que a hidrovia pelo rio Paraguai vai melhorar as condições de competitividade de todo o estado. Não só o agronegócio será favorecido, com a melhoria no escoamento da safra, mas também as indústrias, que poderão utilizar o porto para receber e entregar produtos”, disse o delegado da Aprosoja em Tangará da Serra, Vanderlei Reck Junior.
O preço do produtor, segundo Reck Junior, vai melhorar consideravelmente, pois serão apenas 300 quilômetros rodando por rodovias e, depois, as cargas serão levadas por hidrovia, que tem um custo bem menor. “Sem contar que melhoraremos ambientalmente, com menos emissão de gases poluentes dos caminhões, e também a segurança das pessoas, que não pegarão as estradas congestionadas onde podem acontecer graves acidentes”, finalizou o delegado.
Região
O presidente da Administradora da ZPE e da Associação Pró-Hidrovia, Pedro Lacerda, afirmou que, com o início da operação do porto, previsto para 2014, o desenvolvimento regional vai dar um pulo, especialmente no incremento da agricultura, com destaque para o aumento das plantações de soja. A previsão é que o porto entre em operação em 2014 e três empresas já estão aguardando a licitação para concorrer e executar a obra-que poderá ser feita através de um 'pool' de empresas. "É inquestionável o significo do porto para a região e para MT'-afirmou Pedro Lacerda.