Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Alunos de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres confeccionam material didático
Por assessoria
14/05/2013 - 14:26

Foto: assessoria
Alunos do II semestre do curso de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres exercitaram o conteúdo da disciplina de histologia e anatomia vegetal, confeccionando estruturas anatômicas vegetais tridimensionais, a partir de materiais alternativos como madeira, cartolina, isopor e massa de modelar. O resultado do trabalho, coordenado pela professora Rosane Segalla será apresentado à comunidade externa, por meio de mostra das representações confeccionadas e resumos científicos, durante a Semana Tecnológica do campus, Sematec 2013, prevista para ocorrer em setembro. Segundo a coordenadora, com a confecção de peças lúdicas, os alunos revisaram o conteúdo trabalhado nas aulas de histologia e anatomia vegetal. A técnica de ensino estimulou a capacidade de abstração, tendo como base imagens bidimensionais, como desenhos de cortes, fotomicrografias e modelos didáticos tridimensionais. As peças confeccionadas comporão o acervo do laboratório do curso de Engenharia Florestal do Campus. “O uso de modelos didáticos tridimensionais é válido não só como recurso didático, mas também como método de avaliação e construção de habilidades estruturadoras. O aspecto lúdico e criativo transforma a aula de anatomia vegetal numa atividade divertida e agradável”, afirma Rosane, destacando a importância da aprendizagem que o aluno realiza por si só, ao desenvolver método de aquisição, elaboração, descoberta e construção de conhecimentos. “O objetivo da intervenção pedagógica é contribuir para que o estudante desenvolva a capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo numa ampla gama de situações e circunstâncias, que possa aprender a aprender”, destaca Rosane. Segundo os alunos o propósito foi alcançado. Para o acadêmico Clenilton Oliveira, a atividade foi grande motivadora de aprendizagem. “A confecção do material ajudou a pôr em prática e visualizar um conteúdo que é muito teórico, o que facilitou nossa aprendizagem e estimulou a imaginação e nossa criatividade”, afirma Clenilton. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta pelo artista plástico e professor de artes do IFMT, Carlos Bosquê Junior, pela professora do curso de Engenharia Florestal, Michelle Carmelinda Pegorini Bordini e pela docente responsável pela disciplina, Rosane Segalla. “A avaliação positiva da atividade foi unânime entre todos os professores avaliadores, por ela atingir ao propósito de aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos e de socialização dos conhecimentos entre os colegas, com destaque para a criatividade”, afirma Rosane.
Carregando comentarios...

Cidades

Mensagem às Mães

12/05/2013 - 06:45
Utilidade Pública

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Cáceres

11/05/2013 - 11:17