PROF. PINO, A UNEMAT, O IPÊ E A SEMENTE DA INAJÁ
Por por João de Deus dos Santos
07/08/2013 - 01:31
Ontem, 5 de agosto de 2013, cheguei de Luciara-MT (Região do Médio Araguaia), onde retornei depois de 16 anos, e onde estive, por alguns dias, exercendo a docência junto a turma da Licenciatura em Pedagogia do Campo (Licenciaturas Parceladas). E, hoje, sufocado pelas demandas, afazeres e obrigações institucionais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), fui abruptamente interpelado pela notícia do falecimento do Prof. Pino, como foi sempre por nós denominado.
Angel Pino Sirgado foi professor da Unicamp e assessor das Licenciaturas Parceladas da UNEMAT, desde dezembro de 1993 até 2003. Durante essa década, enquanto assessor-mor, foi responsável direto por coordenar o processo de construção e afirmação dos pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a organização curricular e o fazer pedagógico das Licenciaturas Parceladas da UNEMAT.
Passado o torpor inicial, imagino que a função de Diretor da Faculdade de Educação e Linguagem (FACEL) da UNEMAT me impõe a obrigação formal de manifestar institucionalmente sobre o passamento de Angel Pino. Contudo, essa função e essa obrigação formal não são suficientes para enclausurar o que desejo expressar: que me desculpem as impropriedades. Não são suficientes, porque é difícil pensar, porque as palavras fogem, porque muitas vezes a linguagem não dá conta: não dá conta nem quando agonizamos longamente e nem quando a morte nos toma de súbito.
A função e a obrigação formal não são suficientes, também, porque tenho que me juntar a dezenas (se não centenas) de colegas professores e ex-professores da UNEMAT e de outras instituições universitárias brasileiras e cubanas; e, também, tenho que me juntar a centenas de alunos e ex-alunos, professores da Educação básica de Mato Grosso que viveram e continuam vivendo o fazer pedagógico dos cursos das Licenciaturas Parceladas para, coletivamente, expressarmos o significado e a importância da contribuição do Prof. Pino na construção de um ideário de Educação, de um fazer científico e de um fazer universitário que animam as Licenciaturas Parceladas da UNEMAT desde o início da década de 1990.
É difícil dimensionar a contribuição do Prof. Pino para o processo educacional da UNEMAT, até mesmo porque essa contribuição continua tendo desdobramentos em cada um que conviveu com Pino, em cada um que entrou em contato com seus escritos, em cada região onde o Projeto de Licenciaturas Parceladas da UNEMAT aconteceu e continua acontecendo.
É difícil dimensionar sua contribuição para a UNEMAT, porque ele foi um arrimo inabalável, quando a UNEMAT enfrentou teimosa e mais intensamente os desafios de se colocar contra a correnteza da mesmice curricular e pedagógica universitária; de priorizar a ousadia como condição sine qua non para a sobrevivência e para o fortalecimento institucional; de optar por engrandecer o Estado de Mato Grosso, fincando campi universitários em pontos estratégicos do mapa; e, de se colocar como instrumento para alargar os horizontes e ampliar as possibilidades de vida das pessoas de Mato Grosso.
Se hoje a UNEMAT é constituída, também, de experiências educativas genuínas como as Licenciaturas Parceladas, muito se deve ao espírito guerreiro do Prof. Pino: sua paciência, sua sabedoria, sua postura ética, sua coerência política.
Como um velho ipê florido, Angel pino, de hoje em diante, vai nos brindar com sua figura majestosa em nossas lembranças, e como um ser humano, pensador e Mestre rizomático, o Prof. Pino não vai tão cedo cessar de espalhar sementes de inajá em meio à população humana que habita os três biomas que constituem o Mato Grosso.
“Com a morte a gente não se conforma, mas a gente se conforta...”. Fazendo minhas essas palavras de Mário Sérgio Cortella, ao lado de todos aqueles que passaram pelas Parceladas da UNEMAT ou pelos quais as Parceladas passaram, dirijo-me aos familiares, aos amigos e colegas da UNICAMP e de tantos lugares por onde Angel Pino passou, para expressar a minha solidariedade e oferecer o meu abraço: solidariedade e abraço de quem também busca se confortar.
Angel Pino, sua passagem pela UNEMAT é testemunha-chave de que a UNEMAT tem história, faz história e ainda tem muita história por fazer. Vá em paz, nosso velho amigo.
Cáceres, Mato Grosso, Brasil, 06 de agosto de 2013.
· João de Deus dos Santos
Ex-Coordenador do Curso de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia e atual Diretor da Faculdade de Educação e Linguagem (FACEL) do Campus Universitário “Jane Vanini” – UNEMAT
Licenciaturas Plenas Parceladas: Projeto de Formação em Serviço e Continuada: Professores(as) e Alunos(as) e todos aqueles que um dia sonharam com uma educação emancipatória.