Ações de Português resultam em geração de empregos
Por assessoria
03/09/2013 - 20:56
O deputado estadual Airton Português visitou as instalações da Sharewood Empreendimento, empresa do segmento madeireiro, na manhã desta terça-feira (3), no Distrito Industrial. Para o parlamentar, a visita tem um sentido emblemático: no final do primeiro mandato, em 2009, que ele iniciou ações junto ao governo do Estado para oferecer condições de a indústria se instalar na região da Grande Cáceres.
Quase quatro anos depois, a Sharewood já começou a exportar madeira beneficiada para países da Ásia, como a Índia, por exemplo. A carga é de teka, um produto muito usado na confecção de móveis, construção naval e indústria naval. São quase 250 metros cúbicos que vão para a Índia.
Toda essa madeira foi retirada de plantações localizadas nos municípios de Lambari D’Oeste e Salto do Céu (320 km e 360 km de Cuiabá), com aplicação de manejo, ou seja, quando uma parte da plantação se esgota é feito o plantio e outra área é derrubada.
Segundo o deputado, sua atuação junto ao Governo do Estado foi no sentido de melhorias nas estradas para criar o mínimo de condição de a carga chegar a Cuiabá e ser deixada na indústria de beneficiamento, localizada no Distrito Industrial. Português também ajudou os empresários da Sharewood em obter áreas boas para o plantio.
A madeira chega à indústria semibeneficiada e aqui recebe tratamento específico, como preparação, secagem e embalagem. “É um sonho a gente ver que se lutarmos o benefício tem retorno, principalmente para a população”, afirmou Português.
Segundo um dos donos da Sharewood, Stefan Sidler, a empresa tem cerca de 300 pessoas empregadas diretamente e outras 50 indiretamente. Em Lambari são 1.200 hectares de teka e em Salto do Céu 1.700 de eucalipto. “Entramos em operação (no Distrito Industrial) há 60 dias e eis o resultado”, afirmou apontado para a carga que vai para a Índia nos próximos dias.
De acordo com Stefan Sidler, a empresa investiu cerca de R$ 30 milhões nos últimos dois anos, na aquisição de áreas para plantios, compra de máquinas, arrendamento da indústria, entre outros investimentos.
O presidente do PP de Lambari, Roosevelt de Jesus, conhecido por “Rizzo”, elogiou o trabalho feito pelo deputado Português. “A atuação (do parlamentar) foi importante para que a indústria madeireira alcançasse esse patamar”, afirmou.