Olímpiadas da Unemat conta com atletas de todo Estado
Por assessoria
05/09/2013 - 18:54
O espírito de competição está presente entre os participantes da V Olímpiada Unemat, mas a máxima “o que importa é competir” está na boca de todas as delegações. Confiantes e bem preparados, os atletas se mostraram dispostos mesmo com as distâncias percorridas de ônibus de seus campi até o campus de Cáceres, que sedia o evento esportivo. A delegação de Luciara, por exemplo, com acadêmicos dos municípios de Confresa, Vila Rica e Luciara, enfrentaram mais de 1500 quilômetros entre estradas pavimentadas e de chão.
O chefe da delegação de Alta Floresta, o técnico Douglas Moura, disse que a delegação veio disposta a participar respeitando os adversários e com muito empenho, “se possível conquistar algumas medalhas.” A delegação concorre em seis modalidades e entre seus atletas está um jogador de futsal que já atuou em quatro times profissionais, entre eles o Mixto, de Cuiabá.
A delegação de Juara vai concorrer em cinco modalidades, entre elas o futsal feminino, que conta com duas atletas da Seleção do Porto e outras duas na Seleção de Juara. A chefe da delegação, Elizabete Santos, frisou que a principal motivação é participar e interagir com as outras delegações.
Pontes e Lacerda, que concorrerá em sete modalidades, têm um atleta que já está acostumado com o podium no atletismo. Heverton Oliveira foi campeão estadual este ano na prova 400 metros rasos e vice-campeão estadual na prova 200 metros rasos. A chefe da delegação, a acadêmica e técnica de futsal Franciele Welter, disse que a expectativa é muito boa e que espera encontrar atletas de alto nível durante as competições.
Já as delegações de Sinop e Nova Xavantina vão competir nas oito modalidades da Olímpiada. A professora Aline Antunes, chefe da delegação de Sinop, disse que espera representar bem o campi e conquistar ótimos lugares. Quem também pensa da mesma forma é o chefe de delegação, Marcelo Silva, que com uma boa participação pretende levar alguns títulos para Nova Xavantina.
Sinop, Nova Xavantina e Barra do Bugres participam com 80 alunos cada. Os campi de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Luciara, Juara, Colíder e Alta Floresta vão ser representados por 42 alunos cada. O de Alta Araguaia compete com cinco alunos, e, o campus de Cáceres, sede da Unemat e da Olimpíada de 2013, conta com 144 alunos representando a Universidade. Os 641 atletas vão competir em provas de atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.