3ª Conferência Estadual de Cultura acontece em 21 de setembro
Por Diário de Cuiabá
04/09/2013 - 06:25
Chegou a vez da classe artística fortalecer as suas propostas e conquistar as expectativas e necessidades dos artistas, mestres e produtores culturais, por meio da participação em peso dos delegados na “3ª Conferência Estadual de Cultura”, confirmada para o dia 21 de setembro, a partir das 8h, no auditório do Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), em Cuiabá. São esperados 127 delegados, sendo 41 do poder público e 86 da sociedade civil, e é imprescindível a presença de todos, porque apenas 10% destes participantes serão eleitos para participar da Conferência Nacional de Cultura, representando Mato Grosso.
“Essas discussões geradas nas Conferências Municipais e Intermunicipais criaram uma expectativa de se ter Secretarias exclusivas de Cultura, com orçamento e autonomia, que é uma questão chave para que a Cultura adquira vida própria nos estados e municípios”, destacou o membro da comissão organizadora do Conselho Estadual de Cultura, Rômulo Fraga.
Foram realizadas 27 conferências municipais, sendo 20 municipais e sete intermunicipais, no período de 22 de maio a 11 de agosto de 2013. Um reflexo desse processo foi a criação da pasta da Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis, no último dia 19 de agosto, um grande avanço para o município. Além disso, os municípios de Sorriso, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis e Vera aprovaram as leis que criam o Sistema Municipal de Cultura.
Também será discutida a reestruturação dos Conselhos Municipais de Cultura, com maior participação da sociedade civil. Existe uma busca de fortalecimento dos pólos regionais, que é mais um item que surgiu durante a realização das Conferências Intermunicipais e Municipais de Cultura.
Todos os prefeitos e gestores dos municípios mato-grossenses estão convidados para participar do evento. Esta é a última etapa antes da Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília. A expectativa maior é a aprovação do Plano Estadual de Cultura, que está em trâmite na Casa Civil de Mato Grosso, para ser encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado. (Com Assessoria)